Habitação

Candidaturas a apoios do 1.º Direito têm de ser feitas até março de 2024

Julho 14, 2023 · 11:45 am
Foto de Emrecan Algül no Pexels

As candidaturas aos apoios do 1.º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação, financiado com verbas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), terão de ser feitas até março de 2024, anunciou ontem o Ministério da Habitação.

As novas condições de acesso por parte das entidades beneficiárias têm por objetivo “uma maior celeridade na execução das verbas previstas para este plano”, esclarece o ministério tutelado por Marina Gonçalves.

25% das despesas podem ser adiantadas

O IHRU – Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana publicou esta semana um aviso que fixa a data de 31 de março de 2024 para a apresentação de candidaturas por parte das entidades (autarquias, empresas municipais, instituições particulares de solidariedade social ou misericórdias e beneficiários diretos).

Até agora, não havia nenhum prazo definido para as candidaturas, sendo entregues os financiamentos até se esgotarem as verbas.

As alterações agora introduzidas permitem o adiantamento de 25% do financiamento das despesas elegíveis após celebração de contrato. Há ainda um alargamento dos requisitos de eficiência energética e de necessidades de energia que passam a incluir operações de reabilitação nas partes comuns de edifícios.

O 1.º Direito é um programa do Governo, gerido pelo IHRU, para apoiar pessoas que vivem em condições habitacionais indignas e que não têm meios económicos para aceder a uma habitação adequada.

Leia mais

Cinco anos depois: O que mudou desde que ficámos em casa?

O que aprendemos com pandemia.

Empresas

Impresa avalia a possibilidade de vender edifício do grupo em Paço de Arcos

Impresa registou prejuízos de 66,2 ME em 2024.

Habitação

Matosinhos já tem em construção as 512 habitações financiadas pelo PRR

Os novos conjuntos habitacionais são financiados ao abrigo do Programa 1.º Direito.

Habitação

Inquilinos vão poder registar contratos de arrendamento nas finanças

Saiba a partir de quando o pode fazer.