Habitação

Câmara do Porto lança concurso público para requalificar Bairro da Tapada

Maio 29, 2024 · 2:27 pm
Imagem do site da Câmara Municipal do Porto

A Câmara do Porto, através da empresa municipal Domus Social, lançou o concurso público para a requalificação do Bairro da Tapada, na zona das Fontainhas. A obra está orçamentada em cerca de três milhões de euros e tem um prazo de execução de 540 dias, segundo o anúncio publicado hoje em Diário da República.

O projeto de requalificação do Bairro da Tapada prevê a reabilitação profunda das habitações, além do aumento e melhoramento dos espaços comuns, criando condições de habitabilidade, de segurança e de salubridade em todo o bairro.

De acordo com a autarquia, as obras devem ter início no segundo semestre do ano. Depois da intervenção, com um valor base, sem IVA, de 3.012.000 euros, o bairro vai reerguer-se com 25 habitações, distribuídas ao longo de dois volumes. A autarquia detalha que no primeiro volume, de um piso, haverá nove habitações de tipologia T1 e um T2, enquanto no segundo, de dois pisos, haverá cinco T1, um T2 triplex, cinco T2 duplex, um T1 duplex e três T1+1 duplex.

A autoria do projeto é do arquiteto André Tavares e contempla ainda a instalação de um elevador e a melhoria de acessibilidades e percursos exteriores, já que atualmente apenas uma escadaria garante ligação à cota superior.

Autarquia compra bairro para combater especulação

Em 2018, depois de ter sido noticiado que a empresa Baixa – Gestão de Investimentos Imobiliários pretendia transformar as casas em alojamento local, a Câmara do Porto acionou direito de preferência. Com o objetivo de garantir a função social do edificado e dos contratos de arrendamento já existentes, a autarquia comprou o Bairro da Tapada por um milhão de euros e transferiu a gestão do complexo habitacional para a empresa municipal Domus Social.

Localizado na Rua da Corticeira n.º 31 e 33, em pleno centro histórico, o Bairro da Tapada pertence à União de Freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória. É constituído por 38 casas, 35 das quais estão arrendadas,

Habitação

Câmara do Porto lança concurso público para requalificar Bairro da Tapada

A obra está orçamentada em cerca de três milhões de euros.

Habitação

Porto aprova programa para melhorar acessibilidades em casas

Programa destina-se a melhorar as condições de acessibilidade para pessoas com incapacidades permanentes.

Dinheiro

Rendas das casas em Lisboa estabilizam após dois trimestres de descida

No Porto, as rendas habitacionais dos novos contratos desaceleraram.

Leia mais

Governo e municípios perto de acordo sobre termo de responsabilidade

Este acordo permitirá às autarquias agilizar medidas de habitação no âmbito do PRR. «Vamos avançar com os contratos», avançou Manuel Castro Almeida.

Impostos

Associação de proprietários lamenta manutenção de IMI agravado para casas devolutas

Agravamento das taxas do IMI para imóveis devolutos e em ruínas é decidido pelas autarquias.

Habitação

Promotores imobiliários congratulam-se com revogação do arrendamento coercivo

O Conselho de Ministros aprovou ontem novas alterações na Habitação.

Habitação

Fim do arrendamento coercivo e da contribuição extraordinária no AL: novas medidas aprovadas

O Conselho de Ministros aprovou ontem alterações ao pacote Mais Habitação.