Habitação

Câmara do Funchal aprova construção de 71 fogos municipais

Junho 2, 2023 · 1:06 pm
Foto de Dimitry B no Unsplash

A Câmara do Funchal, na Madeira, aprovou ontem
o projeto de arquitetura para a construção de 71 fogos municipais, na freguesia de Santo António, ao abrigo do programa nacional 1.º Direito, anunciou o presidente do município.

Pedro Calado indicou que, das 71 frações, 24 são de tipologia T1, 39 são T2 e oito são T3, e acrescentou que estão previstos cerca de 70 estacionamentos cobertos e oito exteriores.

“Após esta aprovação, vamos lançar o concurso para as especialidades e depois disso vai novamente ao IHRU [Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana] para ser aprovado a nível nacional e fazermos o concurso de construção”, indicou Pedro Calado, após a reunião semanal do executivo municipal.

Presidente da Câmara critica burocracia

O presidente da Câmara do Funchal, de coligação PSD/CDS-PP, voltou a criticar a burocracia do processo, defendendo que a aprovação após a especialidade poderia ser feita pelo Instituto de Habitação da Madeira, tutelado pelo Governo Regional (PSD/CDS-PP), ou pelos próprios serviços camarários.

“Nós estamos todos a andar muito depressa e a tentar pôr os projetos no terreno, mas depois confrontamo-nos com esta dificuldade”, apontou, alertando que as verbas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) têm de ser utilizadas até 2026. A este ritmo, considerou, estes projetos dificilmente serão concretizados até essa data.

202 novos fogos de habitação social

A Câmara do Funchal vai construir, ao abrigo do 1.º Direito e do PRR, 202 fogos de habitação social nas freguesias do Imaculado, Santo António, São Martinho e São Pedro.

Segundo Pedro Calado, decorre neste momento o concurso público para a construção dos primeiros 33 fogos, na freguesia de São Martinho e um segundo projeto, no Bairro da Ponte, aguarda aprovação do IHRU.

Na reunião de hoje, os vereadores aprovaram ainda, por unanimidade, as candidaturas ao subsídio municipal de arrendamento. De acordo com o presidente da autarquia, 849 famílias estão a beneficiar deste apoio, que representou um investimento de quase 530 mil euros entre janeiro e abril. O valor médio do subsídio atribuído é de 190 euros, referiu.

Na semana passada a autarquia divulgou que a empresa municipal Sociohabita tem 2.314 cidadãos em lista de espera para obter habitação. A câmara gere cerca de 1.300 fogos, num total de quase 5.000 munícipes.

Fonte: Lusa

Habitação

Os bairros mais “cool” para viver em Lisboa

Descubra quais são!

Habitação

Regulamentação da garantia pública aprovada até setembro

Apoio à concessão de crédito a jovens até aos 35 anos tem de ser regulamentada nos próximos 60 dias.

Habitação

Senhorios com dificuldades para pedir compensação por rendas antigas

Candidaturas estão abertas desde o início do mês mas têm registado diversos constrangimentos.

Leia mais

Dicas

10 atividades ao ar livre perfeitas para as férias em família

Ideias originais para animar o seu verão!

Turismo

Proveitos totais do alojamento turístico subiram 12,2% até maio

Nos primeiros cinco meses do ano foram registados 11,3 milhões de hóspedes e 27,7 milhões de dormidas em Portugal.

Decoração

Como transformar um imóvel comum numa casa de luxo sem gastar muito

Saiba como criar um ambiente mais sofisticado em sua casa.

Dinheiro

Preço mediano da habitação sobe 5% no 1.º trimestre para 1.644 euros/m2

Os preços de habitação mais elevados são em Lisboa, em Cascais e Oeiras.