Habitação

Câmara de Sintra lança consulta ao mercado para aquisição de habitações

Fevereiro 27, 2024 · 11:50 am
Foto de Edgar na Unsplash

A Câmara de Sintra vai promover uma consulta ao mercado, até 11 de março, para aquisição de 100 habitações nas tipologias T1, T2 e T3, destinadas ao reforço do parque habitacional do município, informou hoje a autarquia.

A consulta ao mercado visa a aquisição de 100 habitações, integrada na Estratégia Local de Habitação (ELH), e o período de entrega das propostas decorre até 11 de março.

“O município de Sintra pretende dar resposta a situações de carência habitacional, garantindo o acesso à habitação às famílias que não têm resposta por via do mercado, promovendo a inclusão social e territorial e as oportunidades de escolha habitacionais”, explicou, em comunicado, a autarquia.

Fogos devem estar prontos a habitar

A consulta destina-se “à aquisição de edifícios/frações destinadas a habitação”, nas tipologias T1 (52 a 73 metros quadrados), T2 (72 a 95 m2) e T3 (91 a 117 m2), “localizadas na área geográfica do concelho de Sintra, em zonas dotadas de bons acessos e servidas por uma rede de transportes públicos” e “com condições de habitabilidade imediata”, entre outros requisitos, lê-se no edital n.º 130/2024.

De acordo com uma proposta da vereadora da Administração, Finanças e Património, Piedade Mendes (PS), aprovada pelo executivo municipal, o 1.º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação foi “desenvolvido no sentido de ultrapassar situações de carência e vulnerabilidade no acesso à habitação para arrendamento público, destacando-se o papel fundamental das autarquias locais”, pela sua proximidade aos cidadãos e território.

Nesse sentido, o 1.º Direito surge com uma “dinâmica predominantemente dirigida à reabilitação e arrendamento, promovendo a inclusão social e territorial de pessoas e agregados que vivam em condições indignas, nomeadamente de precariedade, insalubridade e insegurança”, é acrescentado no documento.

ELH representa investimento de 179 ME

Com base na ELH, o município “pretende aumentar o número de fogos destinados a jovens e famílias que não encontram resposta no mercado privado por incompatibilidade entre os seus rendimentos e a renda praticada”, tendo em conta o acordo de colaboração firmado entre a câmara e o Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), que programa soluções para 3.095 agregados (9.569 pessoas) que “vivem em condições habitacionais indignas”.

Num investimento total de 179 milhões de euros, a resposta estratégica passa pela reabilitação de frações ou prédios habitacionais, construção de prédios ou empreendimentos habitacionais e aquisição de frações ou prédios destinados a habitação.

O município tem vindo a exercer o direito de preferência nas transações entre particulares de frações habitacionais em áreas de reabilitação urbana, mas a vereadora Piedade Mendes salienta que se impõe “a adoção de estratégias complementares” para aquisição de habitações no mercado privado, com vista à sua entrega, “por via de concurso”, a beneficiários abrangidos pelo programa 1.º Direito.

Segundo a autarquia, os esclarecimentos devem ser requeridos através de e-mail (dgpa@cm-sintra.pt) e o formulário para apresentação de proposta de venda de imóvel habitacional pode ser descarregado ‘online’ no ‘site’ da câmara.

Fonte: Lusa

Habitação

Óbidos reforça oferta habitacional com 50 novas casas

Investimento de 4,9 milhões de euros na construção e reabilitação de casas vai permitir instalar 156 pessoas.

Habitação

Casas baratas até 100 mil euros

Encontre as melhores oportunidades dentro do seu orçamento!

Habitação

Mais de metade de lisboetas sente desconforto térmico em casa

Mais de um quinto dos inquiridos não tem capacidade financeira para manter a casa a uma temperatura confortável.

Leia mais

Impostos

Qual o preço por metro quadrado para efeitos de IMI em 2025?

O preço por metro quadrado de construção é um dos elementos que integra a fórmula de cálculo que determina o valor patrimonial tributário.

Habitação

Óbidos reforça oferta habitacional com 50 novas casas

Investimento de 4,9 milhões de euros na construção e reabilitação de casas vai permitir instalar 156 pessoas.

Habitação

Casas baratas até 100 mil euros

Encontre as melhores oportunidades dentro do seu orçamento!

Construção

VIC Properties avança com projeto turístico em Grândola

Projeto Pinheirinho está avaliado em 1,7 mil milhões de euros.