Dinheiro

Bruxelas prevê descida ligeira dos preços das casas

Setembro 11, 2023 · 12:47 pm
Imagem de Jolande por Pixabay

A Comissão Europeia prevê que haja, este ano, uma descida ligeira nos preços das casas. Nas previsões de verão 2023, divulgadas hoje, o Executivo de Bruxelas antecipa: “os preços da habitação na UE deverão descer ligeiramente em termos nominais este ano, com variações persistentes entre países”.

“Embora as taxas elevadas do crédito à habitação devam pesar ainda mais sobre a procura de habitação, espera-se que a oferta de habitação permaneça limitada na maioria dos países da UE, o que limita o potencial de uma descida generalizada dos preços da habitação”, defende ainda a Comissão Europeia.

A oferta limitada de habitação deve-se ao facto de a construção residencial ter diminuído nos últimos meses na maioria dos países da UE. Bruxelas antecipa que diminua mais ainda, já que houve uma diminuição das licenças de construção.

De acordo com o relatório, os bancos da zona euro esperam que, no terceiro trimestre, se mantenha a tendência de diminuição da procura de novos empréstimos, tanto por parte das famílias como das empresas, mas em menor grau do que nos anteriores trimestres.

Habitação é problema transversal na Europa

A crise na habitação é um problema transversal na Europa pelo que há diversos instrumentos comunitários disponíveis para fazer face ao problema, como o Plano de Recuperação e Resiliência. O Governo escreveu à Comissão Europeia pedindo ajuda comunitária para solucionar o problema da habitação.

Sem responder diretamente ao pedido de Portugal, a porta-voz do executivo comunitário para os assuntos económicos e financeiros, Veerle Nuyts, afirmou apenas que “a Comissão Europeia está disponível para apoiar os Estados-membros nos seus esforços para proporcionar habitação a preços acessíveis, através de várias iniciativas e instrumentos de financiamento”.

A atividade económica “muito fraca” dos últimos meses na zona euro e UE, deverá manter-se. Por essa razão, a Comissão Europeia reviu em baixa as projeções para crescimento económico em 2024, para 1,3% e 1,4%.

Assim, nas previsões económicas de verão hoje divulgadas, o executivo comunitário passa então a prever um crescimento do PIB de 0,8% este ano na área da moeda única e no conjunto da UE e de 1,3% e 1,4%, respetivamente, no próximo ano.

Dinheiro

Preços das casas em Portugal aumentaram 111% desde 2015

O diretor do FMI para a Europa considera que correção dos preços das casas não será repentina.

Impostos

IRS: o que muda nos novos escalões

O Governo alargou o alívio fiscal até ao 8.º escalão.

Créditos

Sabe quanto pagou de juros no mês passado?

Perceba quanto amortizou no empréstimo da casa.

Leia mais

Portugal regista 2ª maior subida na produção na construção na UE

Os principais avanços registaram-se em Espanha (8,3%), Portugal (4,4%) e República Checa (3,7%).

Habitação

Câmara de Lisboa propõe “discriminação positiva” de residentes no acesso à renda acessível

Medida visa beneficiar residentes das freguesias sob maior pressão urbanística.

Dinheiro

Preços das casas em Portugal aumentaram 111% desde 2015

O diretor do FMI para a Europa considera que correção dos preços das casas não será repentina.

Impostos

IRS: o que muda nos novos escalões

O Governo alargou o alívio fiscal até ao 8.º escalão.