Habitação
Braga eleita a Cidade Europeia Mais Inovadora ganha prémio de 500 mil euros
Novembro 14, 2024 · 11:58 am
Imagem de rafael_g_fernandes por Pixabay
Braga foi uma das cidades vencedoras na 10.ª edição dos Prémios Capital Europeia de Inovação (iCapital), anunciou a ontem a Comissão Europeia. A cidade foi distinguida como “Cidade Europeia Mais Inovadora”, enquanto Turim ganhou a categoria “Capital Europeia da Inovação”. Depois de Lisboa, Portugal tem, pelo segundo ano consecutivo, uma cidade reconhecida com este prémio que distingue cidades pioneiras na concretização de soluções inovadoras para os seus cidadãos.
Como vencedora, Braga recebe um prémio de 500 mil euros destinados ao fortalecimento de iniciativas inovadoras “que continuarão a transformar Braga numa referência da inovação ao nível europeu”, anuncia a Comissão Europeia em comunicado.
Nesta categoria, em 2.º e 3.º lugares ficaram, respetivamente, Linz (Áustria) e Oulu (Finlândia). Todos os finalistas serão convidados a integrar a rede Alumni do iCapital, promovendo a partilha de conhecimento e inovação urbana na Europa.
Vencedor anunciado na Web Summit
O anúncio do vencedor foi feito ontem pela Comissária Europeia para a Inovação, Iliana Ivanova, durante a cerimónia de entrega dos prémios, realizada na Web Summit, em Lisboa, Capital Europeia da Inovação de 2023.
Em comunicado, o município de Braga refere que a cidade foi escolhida pelo seu trabalho no estabelecimento de um ecossistema de inovação “robusto e sustentável”.
Este prémio, apoiado pelo Conselho Europeu de Inovação, no âmbito do programa Horizonte Europa, destaca o papel das cidades na promoção de inovações transformadoras, em alinhamento com os objetivos da Nova Agenda Europeia de Inovação.
Reconhecimento internacional da inovação
O presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, referiu o que esta distinção “é fruto de um trabalho conjunto” entre a autarquia, a comunidade académica, as empresas e o setor público.
“Estamos empenhados em construir uma cidade que aposta em soluções inovadoras, que valorizam o bem-estar dos cidadãos e o desenvolvimento sustentável. Este prémio é o reflexo da visão de Braga como uma cidade inclusiva e orientada para o futuro”, afirmou.
Para Ricardo Rio, este é o “reconhecimento internacional do compromisso que Braga tem com a inovação e com o desenvolvimento sustentável”.
“Este prémio coloca Braga no mapa europeu como um centro de inovação, ao serviço da comunidade, reforçando a nossa atratividade para a captação de investimento, de talento e novas parcerias internacionais”, acrescentou.
Braga vai integrar Fórum do Conselho Europeu de Inovação
Braga junta-se agora ao grupo de cidades europeias de referência em inovação, sendo convidada a integrar o grupo de trabalho do Fórum do Conselho Europeu de Inovação, composto por antigos finalistas dos iCapital Awards.
Esta rede de cidades permite uma colaboração contínua para partilhar boas práticas e desenvolver novas soluções que respondam aos desafios urbanos do presente e do futuro.
Os Prémios Capital Europeia de Inovação (iCapital Awards) celebram cidades europeias que se destacam pela criação de ecossistemas de inovação inclusivos, capazes de conectar o público, a academia, o setor empresarial e o setor público.
Cidades premiadas
Além das vencedoras, a Comissão anunciou a segunda e a terceira classificada de cada categoria:
Categoria «Capital Europeia da Inovação»
- Turim, vencedora
- Espoo, 2.º lugar
- Midlands Oeste (West Midlands Combined Authority), 3.º lugar
Categoria «Cidade Europeia Mais Inovadora»
- Braga, vencedora
- Linz, 2.º lugar
- Oulu, 3.º lugar
A cidade vencedora da categoria «Capital Europeia da Inovação», Turim, recebe um prémio de um milhão de euros, enquanto as outras duas cidades finalistas recebem 100 000 euros cada. A cidade vencedora da categoria «Cidade Europeia Mais Inovadora», Braga, recebe um prémio de 500 000 euros e as outras duas cidades finalistas 50 000 euros cada.