O valor mediano de avaliação bancária na habitação cresceu, em maio, 14 euros (0,9%) face ao mês anterior, fixando-se nos 1.610 euros por metro quadrado (m2), informou o Instituto Nacional de Estatística. Relativamente a igual período do ano anterior, a taxa de variação foi de 6,6%, mais 100 euros.
O Algarve apresentou o crescimento mais expressivo comparativamente ao mês anterior (2,9%), tendo a descida mais acentuada sido verificada na Região Autónoma dos Açores (-4,6%).
Em termos homólogos, a variação mais intensa observou-se na Região Autónoma da Madeira (16,8%), não se registando qualquer descida.
Valor sobe desde dezembro
Quanto ao número total de avaliações bancárias, cerca de 32,8 mil, verificou-se uma subida de 2,9% face ao mês anterior e um aumento de 40,5% em termos homólogos.
O valor mediano da avaliação bancária, realizada no âmbito de pedidos de crédito para a aquisição de habitação, sobe consecutivamente desde dezembro de 2023.
A variação em cadeia de 0,9% registada em maio ficou ligeiramente abaixo da de abril (1,0%), assim como a variação homóloga (6,6% em maio contra 7,0% em abril).