Habitação

Associação cria base de dados aberta sobre habitação

Maio 14, 2024 · 2:37 pm
Imagem de VanKenobi por Pixabay

A associação portuguesa Data Science for Social Good (DSSG) lançou o projeto “Habitação Transparente”, que visa criar uma base de dados aberta e pública que retrate a crise habitacional de forma abrangente.

“O objetivo é criar uma base de dados que reflita a habitação em Portugal atualmente e […] isso vai-nos permitir ter um mapa do nosso país, retratando os problemas que as pessoas estão a ter […] e as dificuldades que estão a ter para não terem a habitação que gostariam”, resume à Lusa Camille Coyac, gestora do projeto da organização sem fins lucrativos, que reúne profissionais de dados e instituições com projetos sociais.

Através de um questionário “bastante completo”, a equipa vai recolher vários dados, de forma anónima e confidencial, para perceber “quais são os motivos de insatisfação” em relação à habitação e, simultaneamente, reunir histórias testemunhais.

Dados serão de acesso livre

“Neste momento não existe uma plataforma que mostre os dados e as histórias em conjunto”, justifica Camille Coyac, explicando que se pretende tratar os dados de forma visual e gráfica.

Além disso, a base será disponibilizada de forma livre, gratuita e aberta ao público, “para que depois também mais pessoas possam fazer análises em cima destes dados”.

A ideia de criar uma base de dados pública parte da convicção de que os dados podem ser usados de forma mais eficaz para resolver necessidades e desafios.

O formulário está acessível ‘online’ (https://habitacao-transparente.dssg.pt/). Já foram recebidas “bastantes respostas”, mas a recolha só será fechada quando for obtido um número de respostas “estatisticamente relevante”, de acordo com a gestora do projeto.

“Sabemos que estamos a pedir um esforço à população para nos dar os dados e […] preencher este formulário, mas acreditamos que, se toda a gente participar nesta iniciativa, vamos conseguir, em conjunto, criar uma plataforma que retrata a nossa situação habitacional e então conseguir criar medidas que ajudem todos os participantes”, apelou.

Fonte: Lusa

Habitação

Garantia pública para compra de casa por jovens terá limites de rendimentos e preço

As medidas destinadas aos jovens vão ser objeto de um Conselho de Ministros Extraordinário.

Habitação

As 30 medidas do Governo para a Habitação

O Governo anunciou a Nova Estratégia para a Habitação.

Profissionais

Lei que impede negócios de imóveis suspensa até 2025

Normas que impedem a realização de registos em sete concelhos do país ficam suspensas até janeiro de 2025.

Leia mais

Investimento

Preços dos imóveis comerciais aumentam 5,5% em 2023

Diferencial entre o Índice de Preços da Habitação e o Índice de Preços das Propriedades Comerciais diminuiu.

Créditos

Avaliação bancária das casas aumenta para 1.580 euros/m2

Em abril, o valor médio na habitação cresceu 7% em termos homólogos.

Investimento

Investidos 226 milhões em imobiliário comercial na AM do Porto

O retalho representa 41% do investimento em imobiliário comercial no Grande Porto, entre o início de 2023 e abril deste ano.

Investimento

Imobiliário representa 60% do investimento direto estrangeiro no 1.º trimestre

O IDE em Portugal totalizou 1.000 milhões de euros, no primeiro trimestre do ano.