Habitação

Arrendamento: Fisco já implementou parte das recomendações para aumentar controlo

Setembro 11, 2024 · 5:10 pm
Foto de Sonny Vermeer: https://www.pexels.com/pt-br/foto/madeira-cidade-meio-urbano-construcao-17704774/

A secretária de Estado dos Assuntos Fiscais disse hoje que parte das recomendações da Inspeção-Geral de Finanças (IGF) numa fiscalização aos rendimentos de rendas já estão a ser tratadas, adiantando que a amostra verificada pela IGF foi alargada.

“Parte das recomendações da IGF foram já acomodadas e estão a ser já implementadas pela Autoridade Tributária e Aduaneira [AT]”, referiu Cláudia Reis Duarte, que foi hoje ouvida na Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública, adiantando que este tratamento inclui a informação que é recebida pelas denúncias que chegam à AT.

Em causa estão as conclusões de uma auditoria de desempenho ao controlo tributário no âmbito do arrendamento imobiliário, realizada pela Inspeção-Geral de Finanças em 2023, cujos resultados foram publicados no relatório do combate à fraude e evasão fiscais e aduaneiros de 2023 – sobre o qual a governante está hoje a ser ouvida.


60% dos arrendatários sem contrato


Segundo aquela auditoria, 60% dos arrendatários não tinha contrato de arrendamento registado/vigente e 25% dos proprietários com contratos de fornecimento para vários artigos/frações não tinha atividade declarada, com a IGF a referir que a AT não tem um plano abrangente de controlo do arrendamento ilegal que integre as denúncias e a informação sobre os contratos de água e energia que as empresas fornecedoras estão obrigadas a enviar-lhe.

Nesta audição a secretária do Estado foi questionada por deputados de vários partidos sobre este não cruzamento de dados no arrendamento e sobre qual o tratamento que é dado às denúncias.

Cláudia Reis Duarte começou por referir que relatório não está ainda homologado e que “um dos temas deste relatório foi o facto de a amostra considerada no âmbito da qual a IGF terá detetado que 60% dos arrendamentos para os quais olhou não eram declarados, ser uma amostra muito, muito reduzida”.

Um dos motivos pelos quais o relatório não foi ainda homologado, afirmou, foi porque “importou alagar esta amostra para que fosse mais representativa do universo”, acrescentando que o “tema está a ser acompanhado quer pela IGF, quer pela AT e tratado”.

As denúncias, nomeadamente as que têm a ver com o arrendamento, que chegam à AT “são tratadas” e “constituem um manancial muito importante de informação”, sendo integradas na matriz de risco de escolha dos contribuintes e situações objeto de inspeção, esclareceu ainda a secretária de Estado.

Em 2023, disse foram tratadas mais de sete mil denúncias.

Fonte: Lusa

Habitação

Pousadas da juventude vão reforçar alojamento para universitários

O alojamento estudantil vai ser reforçado em cerca de 9%, anunciou hoje o secretário de Estado da Juventude e Desporto.

Leia mais

Arquitetura

12 projetos portugueses candidatos ao Prémio Europeu de Arquitetura Contemporânea

Arquitetura nacional soma nomeações ao prestigiado Prémio Mies van der Rohe 2026.

Profissionais

Empreendimento de luxo em Lisboa pode ultrapassar os 25 mil euros por m²

Novo projeto residencial promete redefinir o mercado imobiliário de luxo nacional e colocar Lisboa entre as capitais mais caras da Europa.

Dicas

8 coisas em sua casa que secretamente o fazem perder dinheiro

Descubra os vilões do desperdício!

Construção

Pelo menos 136 edifícios em Gaia e Porto afetados pela linha de alta velocidade

Relatório aponta 109 casas e 27 empresas afetadas pela linha de alta velocidade entre Porto e Oiã.