Habitação

Apoios para janelas eficientes e painéis solares adiados

Maio 7, 2024 · 9:30 am
Imagem de Kotkoa no Freepik

São quase 80 mil candidaturas ao Programa de Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis 2023 que, há mais de seis meses, aguardam avaliação, sem saber se têm ou não direito ao reembolso de 85% do valor gasto em obras de eficiência energética.

O programa encerrou a 31 de outubro de 2023 e já se previa que estes apoios iriam ser pagos com, pelo menos, dois meses de atraso, depois de a avaliação das candidaturas ter sido adiada para o primeiro trimestre de 2024.

Contudo, segundo noticia o Jornal de Negócios, o Governo não confirmou até agora se já teve início a fase de avaliação das candidaturas nem se compromete com a data da sua conclusão ou quando serão pagos os reembolsos.

Janelas e painéis solares apoiados a 85%

“O Fundo Ambiental está presentemente a desenvolver todos os esforços para levar a cabo o processo de avaliação das cerca de 80 mil candidaturas recebidas a este apoio”, disse ao mesmo jornal fonte oficial do novo Ministério do Ambiente e da Energia, tutelado pela ex-eurodeputada Maria da Graça Carvalho.

Recorde-se que o Programa de Apoio Edifícios Residenciais + Sustentáveis 2023 teve uma dotação total de 100 milhões de euros, com o primeiro aviso a mobilizar 30 milhões de euros.

O apoio visa financiar a 85% a substituição de janelas, a instalação de painéis fotovoltaicos e isolamentos de base natural, entre outros, e só sendo elegíveis imóveis de habitação permanente. Cada beneficiário está limitado a um incentivo total máximo de 7.500 euros, por edifício unifamiliar ou fração autónoma.

Habitação

Câmara de Lisboa aprova consulta pública para alteração ao plano do Vale de Santo António

O Plano de Urbanização do Vale de Santo António, com a previsão de construção de 2.400 fogos, vai ser submetido a discussão pública.

Habitação

“Arrendar para Subarrendar” terá 78 casas atribuídas até junho

Programa fez parte do pacote legislativo Mais Habitação.

Habitação

Lisboa abre concurso para 70 habitações com renda acessível

Candidaturas decorrem até dia 27 de maio.

Leia mais

Decoração

Decoração inspirada nas Eras de Taylor Swift

A febre Taylor Swift pode inspirar a decoração de sua casa!

Habitação

Governo aprova garantia pública para apoiar jovens na compra de casa

Garantia pública de até 15% abrange jovens que ganhem até 5800 euros por mês e comprem casa no máximo de 450 mil euros

Impostos

Isenção IMT e Imposto do Selo chega a todos jovens independente do rendimento

Jovens até aos 35 anos terão isenção total de IMT na compra de casas até 316.772 euros

Habitação

Câmara de Lisboa aprova consulta pública para alteração ao plano do Vale de Santo António

O Plano de Urbanização do Vale de Santo António, com a previsão de construção de 2.400 fogos, vai ser submetido a discussão pública.