Habitação

Águeda avança com reabilitação de 30 apartamentos num investimento de 2,5 ME

Maio 20, 2024 · 9:09 am
Foto de Ricardo Resende na Unsplash

A Câmara de Águeda abriu um concurso público para a reabilitação de 30 apartamentos no Bairro de Vale Domingos, por um preço base de 2,5 milhões de euros, informou a autarquia do distrito de Aveiro.

Segundo uma nota camarária, o projeto diz respeito à reabilitação de 30 apartamentos devolutos (14 de tipologia T2, 12 de tipologia T3 e quatro de tipologia T4), todos com dois pisos e logradouro na parte exterior da parcela.

“Trata-se de habitações com pátio de entrada, sala comum, cozinha, lavandaria, despensa, instalação sanitária e quarto no piso térreo, bem como um, dois ou três quartos (dependendo da tipologia) no piso superior e instalação sanitária”, refere a mesma nota.

Obra decorre em duas fases

De acordo com a autarquia, a empreitada destina-se a melhorar as condições de habitabilidade dos apartamentos, no que respeita à condição física, climatização e eficiência energética dos edifícios, assim como na garantia de acessibilidade generalizada para pessoas com mobilidade reduzida, tanto internamente nos apartamentos como no acesso da via pública às habitações.

A obra, com um prazo de execução de 545 dias, deverá ser executada por fases, sendo que na primeira serão requalificados três T2, três T3 e um T4, que servirão de suporte para o realojamento temporário das famílias que terão de sair das suas casas durante as respetivas obras.

A Câmara refere ainda que esta empreitada integra a Estratégia Local de Habitação do concelho de Águeda e foi submetida, com um conjunto de outros projetos, a candidaturas ao Programa de Apoio ao Acesso à Habitação – 1.º Direito, financiado a 100% no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Nesta fase, foram submetidas candidaturas para a construção e reabilitação de 125 habitações em todo o concelho, que representam um investimento global de 14,8 milhões de euros.

Fonte: Lusa

Empresas

Investidores privados compram edifício de escritórios Corpo Santo 13

A antiga sede da Fidelidade, no Cais do Sodré, é atualmente ocupada pelo Tribunal da Relação.

Empresas

Mercado de escritórios em Lisboa e Porto regista forte dinâmica

Volume de absorção no Porto cresceu 82%, o melhor resultado dos últimos cinco anos.

Habitação

Recuperação das vendas de casas provoca nova aceleração nos preços

A nova subida de preços reflete uma recuperação das transações entre fevereiro e abril deste ano.

Leia mais

Habitação

Lisboa aposta em construção mas deve prosseguir com reabilitação

Em 2023, a autarquia licenciou mais fogos reabilitados do que nova construção.

Dinheiro

Rendas das casas sobem 7,1% em maio

Lisboa registou o maior aumento, de acordo com o INE.

Profissionais

Contagem decrescente para a V Conferência da Promoção Imobiliária

A Secretária de Estado da Habitação, Patrícia Gonçalves Costa, discursa no início da tarde na Conferência da Promoção Imobiliária.

Habitação

Porta 65 Jovem com novas regras de acesso

Presidente da República promulgou o diploma do Governo que alarga o acesso ao Porta 65 Jovem.