Profissionais

ABC do Imobiliário: sabe o significado dos termos de A a Z?

Setembro 8, 2023 · 4:18 pm
Imagem de Freepik

No ABC do Imobiliário pode descobrir ou confirmar o significado de todos os termos relevantes no mundo imobiliário e que têm impacto na sua vida quotidiana. O glossário do imobiliário vai ajudá-lo a perceber as palavras que importam.

A

Amortização (ou Reembolso): Pagamento de um capital em dívida. A amortização pode ser total, se todo o capital em dívida for reembolsado, ou parcial, se apenas uma parte do capital em dívida for pago.

B

Balcão Único do Prédio (BUPi): O BUPi permite aos proprietários de prédios rústicos e mistos georreferenciar e registar gratuitamente as suas propriedades.

C

Contrato Promessa de Compra e Venda de um imóvel: Acordo que estabelece os termos da transação entre o comprador e o vendedor de um imóvel.

D.

Distrate (da hipoteca): Consiste no ato pelo qual o credor (entidade bancária ou instituição financeira) beneficiário da garantia hipotecária, cancela o contrato, em regra porque o crédito se encontra extinto. Ou seja, é o documento que comprova a extinção da garantia, renunciando à hipoteca.

E.

Escritura (de compra e venda): Documento oficial que legitima e legaliza a transferência da propriedade do vendedor para o comprador.

F.

Fiança: Garantia prestada por uma pessoa que não aquela que pede o crédito. Se o tomador do crédito deixar de pagar as prestações, o fiador pode responder pela dívida.

G.

Garantia: Ato pelo qual o devedor, ou terceiro, confere ao credor o direito de ser pago preferencialmente, face aos demais credores, pelo produto da venda judicial do seu património ou de determinado bem específico.

H.

Habitação: Uso principal de um imóvel para residência.

I.

Indexante (à taxa de juro de referência): Corresponde, geralmente à Euribor, que é a taxa de referência do mercado monetário interbancário e resulta da média das cotações fornecidas por um conjunto de bancos europeus. O cliente pode optar por diferentes prazos, sendo os mais usuais a Euribor a 3, 6 e 12 meses.

J.

Juro:  É o rendimento pago pelo uso do capital emprestado, isto é, a remuneração que o tomador do empréstimo paga ao credor. O montante do juro pode ser determinado com base numa taxa variável (o montante do juro depende da evolução de um indexante) ou numa fixa.

L.

Liquidação: A liquidação de um empréstimo bancário é o pagamento integral do valor que foi emprestado, incluindo juros e outras taxas.

M.

Multipropriedade: Modelo em que há um investimento coletivo e, portanto, cada investidor adquire uma parte da propriedade. Assim, várias pessoas têm direito de uso sobre o mesmo imóvel em frações de tempo diferentes.

N.

Negociação: Processo de acordo entre o comprador e o vendedor, ou profissionais de mediação em sua representação, sobre o preço e condições da transação.

O.

Oferta: Preço proposto pelo comprador ao vendedor para adquirir o imóvel.

P.

Prestação mensal: Valor mensal a pagar pela amortização do empréstimo.

Q.

Qualidade de Construção: é a capacidade de uma construção atender aos requisitos definidos em termos de segurança, conforto, durabilidade, desempenho energético, entre outros.

R.

Renda: Valor pago periodicamente pelo inquilino ao proprietário pela utilização do imóvel.

S.

Spread: É a componente da taxa de juro que acresce ao indexante. O spread é livremente definido pela instituição de crédito para cada contrato, correspondendo à margem de lucro comercial dos bancos.

T.

Taxa de Juro: É a remuneração recebida pelo credor, normalmente um banco, pelo empréstimo do dinheiro, sendo calculada percentualmente sobre o valor emprestado e em dívida.

U.

Usufruto: Direito de uso e fruição de um bem que pertence a outra pessoa. Permite, por exemplo, que uma pessoa possa, até à sua morte, ou em determinado período, morar numa casa ou arrendá-la sem possuir a propriedade plena desse bem.

V.

Valor Patrimonial Tributário: Expressa o valor fiscal de um imóvel num determinado ano. É calculado com base em critérios fiscais e de mercado e constantes do Código do Imposto Municipal sobre Imóveis. O proprietário pode consultar o valor que se aplica ao seu imóvel na Caderneta Predial.

W.

W World Wide Web: Significa “rede mundial de computadores interligados. A tradução literal é “teia do tamanho do mundo” e na verdade revolucionou o planeta em diferentes âmbitos e, também, na procura e oferta de imóveis. Por exemplo, no Casa Yes encontra milhares de imóveis para comprar e arrendar.

Z.

Zona Residencial: Área destinada principalmente à construção de habitações, com infraestruturas adequadas para a vida quotidiana.

Vender Casa

Metade das casas novas lançadas até junho está vendida

Mais de metade das casas de construção nova foram absorvidas pelo mercado ainda em planta, de acordo com a Confidencial Imobiliário

Profissionais

Rumo ao sucesso: descubra as vantagens de ter uma imobiliária ao seu lado

O processo de compra, venda ou investimento em imóveis pode ser emocionante, mas também complexo. Descubra as vantagens de trabalhar com profissionais imobiliários.

Profissionais

Como a inteligência artificial pode revolucionar o desempenho dos profissionais imobiliários

Num mundo em permanente mudança, descubra como usar novas ferramentas para melhorar a produtividade e qualidade dos profissionais imobiliários.

Leia mais

Habitação

Lisboa aposta em construção mas deve prosseguir com reabilitação

Em 2023, a autarquia licenciou mais fogos reabilitados do que nova construção.

Dinheiro

Rendas das casas sobem 7,1% em maio

Lisboa registou o maior aumento, de acordo com o INE.

Profissionais

Contagem decrescente para a V Conferência da Promoção Imobiliária

A Secretária de Estado da Habitação, Patrícia Gonçalves Costa, discursa no início da tarde na Conferência da Promoção Imobiliária.

Habitação

Porta 65 Jovem com novas regras de acesso

Presidente da República promulgou o diploma do Governo que alarga o acesso ao Porta 65 Jovem.