Profissionais

ABC do Imobiliário: descubra significados de A a Z!

Junho 25, 2024 · 12:16 pm
Imagem de Freepik

O mercado imobiliário pode ter palavras difíceis, estrangeirismos e expressões com significados específicos que pode descobrir ou confirmar no ABC do Imobiliário. Na primeira edição deste glossário do imobiliário detalhámos o significado de muitos termos de A a Z e agora pode perceber melhor ainda mais palavras que realmente importam.

A

Angariação: Processo pelo qual um consultor imobiliário se obriga, por contrato com um proprietário, a listar, promover e gerir a venda ou arrendamento de um imóvel. O contrato define os termos e condições sob os quais o profissional representará o imóvel no mercado.

B

Built-to-rent Modelo de negócio de investimento que significa em português “Construção para Arrendamento”. Como o nome indica, os imóveis edificados destinam-se ao mercado de arrendamento e não ao de compra e venda.

C

Contraente: Pessoa que celebra um contrato.

D.

Domicílio fiscal – Local da residência habitual, no caso de pessoas singulares, ou local da sede, da direção efetiva ou, na sua falta, do seu estabelecimento estável, no caso das pessoas coletivas. É obrigatória por lei a comunicação da sua alteração à Autoridade Tributária.

E.

Esforço: (Taxa de esforço) Proporção do rendimento de um agregado familiar afeto ao pagamento de todos os compromissos financeiros, tais como créditos à habitação ou crédito aos consumidores. Mede a capacidade do agregado familiar para cumprir os compromissos financeiros assumidos.

F.

Fogo (ou alojamento): Parte ou totalidade de um edifício dotada de acesso independente e constituída por um ou mais compartimentos destinados à habitação e por espaços privativos complementares (Fonte: INE).

G.

Gap de mercadoMede o grau de ajustamento de preços (ou rendas) entre a procura efetiva e a oferta no mercado. É apurado pela diferença percentual entre o preço médio dos fogos transacionados e o valor médio de oferta dos disponíveis para venda. Difere do desconto ao ter no denominador o valor de todos os fogos em oferta e não apenas os transacionados. (Fonte: CI)

H.

Habitação social: Habitação a custos controlados que se destina a agregados familiares carenciados, mediante contrato de renda apoiada ou regime de propriedade resolúvel. (Fonte: INE).

I.

Incumprimento: Situação de não cumprimento atempado pelo devedor de obrigações decorrentes do contrato de crédito, como o não pagamento da totalidade do valor de uma prestação. Até à resolução do contrato de crédito, o devedor encontra-se numa situação de mora. Com a resolução do contrato de crédito, o incumprimento converte-se em definitivo, vencendo-se antecipadamente todos os montantes devidos. (Fonte: BdP)

J.

Juro:  Representa o preço do dinheiro, correspondendo à remuneração pelo capital emprestado durante determinado período. Quem deposita dinheiro numa instituição de crédito, espera receber um juro (uma remuneração), pois disponibiliza recursos para serem utilizados por outras pessoas ou empresas. Quem recorre ao crédito tem de pagar um juro (um custo) para ter acesso a esses fundos. (Fonte: BdP)

K.

Kitchenette: Pequena cozinha instalada, por regra, na sala de um apartamento de dimensões reduzidas.

L.

Lead imobiliária: consideram-se leads os contactos de potenciais clientes, ou seja, de pessoas que por alguma via demonstram o seu interesse em oportunidades de negócios imobiliários. O interesse pode ser manifestado por diversos meios ou ações, desde a participação numa open house, ao preenchimento online de um formulário, até ao contacto direto com a agência.

M.

Mora: Situação em que o devedor de um contrato de crédito incorre caso não pague a totalidade do montante de uma prestação na data devida. A mora converte-se em incumprimento definitivo com a resolução do contrato de crédito. (Fonte: BdP)

N.

Número de Identificação do Prédio (NIP): É um identificador numérico atribuído a uma propriedade destinado ao tratamento de informações prediais. Funciona como um cartão de cidadão para propriedades, congregando toda a informação disponível.

O.

Oferta – Contagem do número de fogos disponíveis no mercado ao longo do período em análise, incluindo os fogos vendidos (ou arrendados, no caso da oferta para arrendamento) nesse período.

P.

Prospeção imobiliária: é o conjunto de ações e atividades realizadas pelo profissional imobiliário com o objetivo de atrair mais pessoas interessadas em fazer negócios. Implica criar estratégias para encontrar potenciais clientes para transações de compra, venda, arrendamento, permuta e trespasse de imóveis.

Q.

Qualificação de leads: significa avaliar e categorizar potenciais clientes com base no seu interesse, capacidade de compra e adequação ao produto oferecido. Este processo implica distinguir entre leads que têm probabilidade de se tornarem clientes e aquelas que não têm.

R.

REVPAR (Revenue per available room): Divisão da receita total obtida para o alojamento em determinado período (por exemplo, mensal) pelo número de dias desse mesmo período.

S.

Subarrendatário: Pessoa que arrenda o alojamento na sua totalidade ou em parte, mediante o pagamento de uma retribuição periódica a outra entidade ou pessoa não pertencente ao agregado e que é o arrendatário desse alojamento.

T.

Taxa de juro implícita: a taxa de juro implícita no crédito à habitação reflete a relação entre os juros totais vencidos no mês de referência e o capital em dívida no início desse mês (antes de amortização).

U.

Usucapião: é a aquisição da propriedade com fundamento na posse de longa duração. Tem o direito de invocar a usucapião quem tenha sido possuidor de uma coisa durante um longo período, tornando-se proprietário ao fazê-lo.

V.

Vistoria: Inspeção de uma propriedade para verificar o seu estado antes de uma venda ou arrendamento.

W.

Work-in-Progress (Trabalho em curso): Propriedade ou projeto que está em fase de construção ou reabilitação e ainda não está concluído.

X.

Xisto: Tipo de rocha sedimentar que é característica em certas zonas de Portugal sendo usada na construção e revestimentos e marcando a arquitetura e paisagens.

Y.

Yield: É uma medida de rentabilidade anual que estabelece a comparação entre a renda bruta anual de um ativo imobiliário com o seu preço de aquisição ou valor de mercado.

Z.

Zonamento: técnica de ordenamento que consiste em delimitar áreas de solo homogéneas, segundo critérios pré-definidos, que determinam para cada uma das áreas as regras de uso, ocupação e transformação.

Profissionais

10 Erros que os agentes imobiliários devem evitar

Descubra o que não deve fazer e como melhorar o seu desempenho profissional.

Profissionais

ABC do Imobiliário: sabe o significado dos termos de A a Z?

E tudo começou com o A, de Amortização, até ao Z, de Zona. Será que conhece todos os termos relacionados com imobiliário e que têm impacto na sua vida?

Profissionais

Rumo ao sucesso: descubra as vantagens de ter uma imobiliária ao seu lado

O processo de compra, venda ou investimento em imóveis pode ser emocionante, mas também complexo. Descubra as vantagens de trabalhar com profissionais imobiliários.

Leia mais

Dicas

10 atividades ao ar livre perfeitas para as férias em família

Ideias originais para animar o seu verão!

Turismo

Proveitos totais do alojamento turístico subiram 12,2% até maio

Nos primeiros cinco meses do ano foram registados 11,3 milhões de hóspedes e 27,7 milhões de dormidas em Portugal.

Decoração

Como transformar um imóvel comum numa casa de luxo sem gastar muito

Saiba como criar um ambiente mais sofisticado em sua casa.

Dinheiro

Preço mediano da habitação sobe 5% no 1.º trimestre para 1.644 euros/m2

Os preços de habitação mais elevados são em Lisboa, em Cascais e Oeiras.