Dicas
A aventura da universidade: dicas imprescindíveis para caloiros destemidos
Agosto 25, 2023 · 4:37 pm
Imagem de Gpointstudio no Freepik
Em busca do alojamento perfeito
Encontrar um alojamento pode ser tão desafiante como encontrar um tesouro escondido. Claro que, por esta altura, já começaste a explorar as várias opções disponíveis na região da universidade a que te candidataste.
A atual crise na habitação limita as opções disponíveis e as que existem têm preços elevados. As residências de estudantes geridas pelos estabelecimentos de ensino são as que têm condições mais vantajosas, mas as vagas são limitadas e, por regra, destinadas a bolseiros e estudantes de intercâmbio.
As residências de estudantes privadas são outra possibilidade, mas bem mais dispendiosa. Quartos e apartamentos partilhados, repúblicas são outras opções a explorar. Podes saber os valores médios por localidade e disponibilidades locais no Observatório Digital do Alojamento Estudantil. Avalia os prós e contras de cada opção e segue em frente com a confiança de um aventureiro.
Orçamento é teu novo BFF
Agora que és dono(a) da tua carteira (ou do que resta dela depois de comprar todos os bens essenciais para a vida universitária), é altura de te transformares num mestre das finanças.
Faz um orçamento: toma nota de todas as despesas previstas, desde o valor do alojamento, as despesas de água, luz, gás e internet (se não estiverem incluídas), alimentação, transportes e lazer. No que respeita aos meios de transporte, tanto nas deslocações diárias como para ires a casa, informa-te de preços e especiais e descontos para estudantes. Assim, consegues planear melhor a gestão do dinheiro e fazer face a todas as despesas. Evita gastos impulsivos e tenta fazer uma pequena reserva para imprevistos.
O mapa do tesouro
Propinas, alojamento, livros, materiais de estudo: não é fácil pagar tantas despesas! Embora seja improvável que encontres algum caldeirão repleto de moedas de ouro, podes conseguir apoios. Descobre as condições de atribuição de Bolsas de Estudo, bolsas de ação social e de mérito a estudantes do ensino superior, incluindo o Programa + Superior que apoia estudantes deslocados. Também há outras instituições que atribuem bolsas. Algumas autarquias também apoiam os seus estudantes.
Há universidades que têm um Fundo de Apoio Social, um programa de apoio aos estudantes com necessidades imediatas e urgentes. Este fundo é financiado por empresas, fundações e mecenas e pode funcionar como um subsídio de emergência ou prever algum tipo de colaboração como forma de pagamento.
Outra possibilidade, para fazer face às despesas, é conciliar trabalho e estudos, estando esta possibilidade abrangida pelo estatuto de trabalhador-estudante, que permite alguma flexibilidade.
O ritual da mudança
Quando chegar a hora da mudança, abraça o momento com entusiasmo! Se estás a sair de casa pela primeira vez, este é um marco emocionante. Dá um toque pessoal para transformar seu novo espaço num verdadeiro refúgio. Por um lado, sonhas com a independência, por outro, é inevitável sentir um friozinho na barriga.
Transforma o novo ambiente no Teu espaço, mesmo que sejam 15 metros quadrados partilhados. Posters, almofadas, uma colcha bonita, um tapete ou uma moldura com uma fotografia especial podem fazer maravilhas para tornar o lugar mais aconchegante. Não te esqueças de animar o teu cantinho para estudar, por exemplo, com uma pequena planta!
A lenda dos colegas de quarto
Dividir o espaço com colegas de quarto ou apartamento é um desafio. A convivência pode parecer um épico fantástico: por vezes, será como uma irmandade de heróis, partilhando risos e histórias, enquanto noutros momentos, parece uma batalha contra dragões. Aqui a comunicação é a chave. Logo desde o início estabelece regras claras, partilha responsabilidades e respeita o espaço do outro. Descobre algumas dicas para partilhar casa sem enlouqueceres!
Amigos: o santo Graal da universidade
Chegar a um espaço novo sem conhecer ninguém pode ser assustador, mas lembra-te que há muitos estudantes como tu, a viver as mesmas emoções, ansiosos por fazer novos amigos. Para encontrares bons amigos, segue estas pistas: participa em atividades extracurriculares, inscreve-te num desporto, vai a festas e atividades culturais, não tenhas medo de meter conversa. Quem sabe se não será aqui que vais encontrar amigos para a vida toda?
Enquanto procuras os novos, não te desligues das antigas amizades. Mantém as relações bem nutridas. Se te sentires sozinho, vais ver que, mesmo longe, amigos e família estão sempre contigo.
Equilibra-te na corda bamba
Entre aulas, trabalhos, tarefas domésticas e descanso, nos primeiros tempos é possível que te sintas a atravessar um desfiladeiro numa corda bamba enquanto tentas equilibrar mil pratos nas mãos.
A boa gestão do teu tempo é fundamental para sobreviver com sanidade mental nesta nova fase e fazer um cronograma realista pode ajudar. Reserva tempo de lazer e descanso.
A saga das compras
Esta aventura não envolve caçar para comer, mas quase. Uma das melhores maneiras de poupar dinheiro e garantir uma boa alimentação, é cozinhar em casa. Se os teus dotes culinários se resumem a aquecer pizzas congeladas, é altura de aprenderes mais uns truques! A internet está cheia de receitas simples.
Faz listas de compras e planeia refeições equilibradas, económicas e saborosas. Na emocionante saga das compras domésticas, explora os mercados em busca de promoções e não te esqueças de que não podes viver de esparguete com atum durante o curso inteiro. As cantinas universitárias são boas opções para refeições equilibradas e em conta.
Domina a arte da lavandaria mágica
Sair do ninho e aventurares-te pela universidade exige uma perícia especial: é hora de descobrires o incrível poder das máquinas de lavar roupa. Aprende a linguagem das máquinas e faz programas como se fosses um druida: descobre os programas de roupa “delicada”, as roupas brancas e de cor, temperaturas e centrifugação. Lembra-te que tens de ser especialmente cauteloso/a com as meias que, por artes mágicas, se escondem em lugares misteriosos.
Mistérios por revelar
Mesmo sabendo como começa, não sabemos como vai acabar a tua aventura! Ir para a universidade é uma jornada cheia de episódios: uns assustadores, outros hilariantes, alguns épicos, outros loucos, mas cada desafio é uma oportunidade para crescer e aprender. Só te podemos desejar boa sorte e que tenhas muitas histórias para contar!