Decoração

A arte de desenhar uma casa com 10m²

Junho 21, 2024 · 5:04 pm
Interior Design by Staging Factory e Photos By Margarida Silva Photography

Nos últimos anos, a popularidade das casas ultracompactas aumentou significativamente. Pequenos espaços comerciais ou garagens têm vindo a ser convertidos em espaços habitacionais para dar resposta à escassez de habitação nas grandes cidades.

Inspirada pelo design eficiente de barcos e caravanas, a equipe da Staging Factory projetou os interiores deste miniestúdio de apenas 10 metros quadrados (m²) com o objetivo de aproveitar cada centímetro quadrado, combinando funcionalidade, conforto e estilo.

O Desafio de Desenhar em 10m²

Embora à primeira vista possa não parecer, projetar uma casa de 10m² é um desafio muito mais complexo do que desenhar um T1 ou T2 convencional. É como se costuma dizer: “querer meter o Rossio na Betesga”.

No início, parece impossível encaixar tudo. Depois, aos poucos, com muitos olhares, inputs, rabiscos e discussões, encontra-se a fórmula mágica onde tudo se encaixa perfeitamente. Como num verdadeiro quebra-cabeças, é possível integrar a cozinha, a casa de banho, a lavandaria, um escritório e o quarto nos 10m² disponíveis. Eureka, há solução!

Para se compreender melhor o processo, vamos abordar alguns dos muitos passos que fizeram parte do desenvolvimento deste projeto.

1. Levantamento do Espaço

É essencial medir tudo muito bem, pois na maioria das vezes as plantas não correspondem à realidade. Em prédios antigos e pequenos, a chance de haver uma parede à esquadria é quase nula. Paralelamente há que verificar localização de vigas e pilares, canalizações, sistema elétrico e pontos de ventilação.

A Arte de Desenhar uma Casa com 10m²
Planta inicial/ Estúdio antes da intervenção
A Arte de Desenhar uma Casa com 10m²
Imagens do estúdio antes da intervenção

2. Listar as Funcionalidades Exigidas (as peças do puzzle):



  • Cozinha: placa, lava-loiças, frigorífico, armários

  • Casa de banho: duche, lavatório, sanita

  • Integração de lavandaria: máquina de lavar e espaço para roupas

  • Espaço para termoacumulador

  • Espaço de trabalho: secretária e duas cadeiras

  • Espaço de lazer: sofá, mesa, TV

  • Quarto

  • Espaço para ar condicionado

  • Espaço para quadro de água/elétrico

  • Espaço para escadas para o mezanino


3. Tentar Encaixar Todas as Peças do Quebra-Cabeça


Primeira Opção Enviada pelo Cliente:

A Arte de Desenhar uma Casa com 10m²
Esboço enviado pelo cliente

Este foi o esboço enviado pelo cliente à Staging Factory numa tentativa de encaixar todas as peças no pequeno espaço disponível. Após análise, a Staging Factory concluiu que se estava a utilizar praticamente todo o espaço da casa com a cozinha e as escadas para o mezanino, em detrimento do espaço de estar. Além disso, a tentativa de criar um “canto alemão” (modelo de banco contínuo, por regra em L, para zona de refeição) no centro da casa não servia ao propósito de criar um espaço de estar/lazer. As louças da casa de banho tinham pouco espaço entre si e as escadas ficavam em cima da porta de entrada.

Com base nesta análise, a Staging Factory propôs-se a apresentar um projeto de design de interiores eficiente para o estúdio, visando aumentar significativamente o valor do espaço para atrair potenciais inquilinos ou compradores e transformando a antiga loja num espaço habitacional mais convidativo e atraente, ideal para estadias temporárias.

Dada a dimensão limitada do estúdio, a maior prioridade passa por otimizar a sua funcionalidade e versatilidade. O espaço deve ser totalmente redesenhado, integrando de forma eficiente, funcional e confortável todos os elementos, incluindo o mezanino e as escadas, maximizando o uso do espaço vertical. É importante integrar as soluções de armazenamento com o design, garantindo praticidade sem comprometer a estética.

Através de um design meticuloso do espaço, a área disponível será maximizada para criar um layout visualmente atraente que aumente a perceção de amplitude e promova uma atmosfera acolhedora. Ao combinar harmoniosamente funcionalidade, versatilidade e estética, o design de interiores contribuirá para elevar o valor e a atratividade do estúdio.

Princípios Orientadores


1. Design Inspirado em Barcos

O design de interiores dos barcos serve como fonte de inspiração devido à sua eficiência espacial e soluções práticas. Nos barcos, cada móvel é cuidadosamente integrado no layout geral para maximizar o espaço. Aplicar essa abordagem em casas ultracompactas pode resultar num design harmonioso e eficiente.

2. Áreas Multifuncionais



  • Móveis Convertíveis: móveis com mais que uma função, como sofás-camas, mesas e cadeiras dobráveis ou banquetas e camas com arrumação embutida. Opções que economizam espaço e aumentam a funcionalidade.

  • Espaços Multifuncionais: que possam servir mais que uma função como por exemplo um espaço de trabalho que possa ser utilizado como apoio para refeições.


3. Armazenamento Inteligente



  • Espaço Vertical: Aproveitar o espaço vertical e utilizar por exemplo camas suspensas ou criar um mezanino podem libertar espaço no chão para outras atividades, como uma área de estar ou um espaço de trabalho.

  • Compartimentos Ocultos: Gavetas, armários e secretárias sob as escadas, camas com arrumação embutida e compartimentos escondidos são perfeitos para armazenar roupas, utensílios de cozinha e outros objetos pessoais sem criar desordem.


4. Máxima Rentabilidade com Mínimo Investimento

O princípio básico do home staging traduz-se na combinação de soluções de baixo custo com detalhes ou acabamentos mais exclusivos para aumentar o valor do espaço.

5. Iluminação Eficiente

Uma iluminação adequada pode fazer maravilhas num espaço pequeno. A luz natural é sempre preferível, por isso, janelas grandes ou clarabóias são ideais. Em alternativa, utilize LEDs embutidos no teto ou em prateleiras, pois fornecem uma iluminação uniforme e economizam espaço. Lâmpadas de leitura ajustáveis montadas na parede ou no teto podem ser direcionadas conforme necessário, proporcionando iluminação adequada para várias atividades.

6. Utilização Inteligente de Espelhos

Espelhos refletem a luz e dão a sensação de amplitude do espaço.

7. Escolha de Cores e Materiais



  • Paleta de Cores Claras: Cores claras, como branco, bege e tons pastéis, ajudam a ampliar visualmente o espaço. Evitar cores escuras ou berrantes previne que o ambiente pareça ainda menor.

  • Materiais Naturais: Utilizar materiais como madeira clara, bambu e tecidos leves pode criar uma sensação de aconchego e simplicidade. Esses materiais são duráveis e contribuem para um ambiente acolhedor e natural.


Estilo e Moodboard

A Staging Factory criou um moodboard representando as soluções e ambientes propostos. A seleção de peças, materiais e cores teve em conta os objetivos de rentabilização da propriedade (arrendamento e potencial venda), e um segmento alargado de público.

O objetivo é criar um espaço acolhedor, atraente e funcional que transmita uma sensação de bem-estar e conforto, convidando potenciais compradores a imaginarem-se no apartamento.

Decorar uma casa de 10m2
Moodboard Staging Factory
Casa de 10 m2
Proposta de design de interiores

As soluções encontradas:

Integração da zona da lavandaria na casa-de-banho: tendo em atenção a dimensão diminuta do estúdio chegou-se à conclusão de que a única solução para integrar a lavandaria seria utilizar o espaço do fundo em toda a sua largura e integrar a zona da lavandaria com arrumação no seu interior. Esta solução permitiu ter uma parede suficientemente comprida – 1,20m – para a execução da cozinha.

Casas ultracompactas e tiny houses
Interior Design by Staging Factory e Photos By Margarida Silva Photography

Cozinha Compacta: Uma kitchenette bem projetada, incluindo uma placa de duas bocas, exaustor, lava-loiças compacto e espaço de arrumação que aproveita o comprimento da parede definida para a casa de banho.

A Arte de Desenhar uma Casa com 10m²
Interior Design by Staging Factory e Photos By Margarida Silva Photography

Criação de uma área multifuncional que serve simultaneamente de espaço de trabalho e balcão de refeições. Uma área que aproveita o vão do mezanino e permite a inclusão de um sofá e de uma pequena mesa de apoio que serve de sala de estar.

A Arte de Desenhar uma Casa com 10m²
Interior Design by Staging Factory e Photos By Margarida Silva Photography

Escadas na vertical – para conseguir ter um mezanino num espaço tão pequeno sem ocupar o espaço inferior todo com as escadas chegou-se à conclusão de que a melhor opção (e também a mais simples e económica) seria utilizar umas escadas como nos barcos – praticamente na vertical e com uma pega na parede para apoio.

Casas pequenas: aproveitar todos os centímetros
Interior Design by Staging Factory e Photos By Margarida Silva Photography

Armário multiusos – Sabendo que o termoacumulador ocupa uma parte considerável do espaço e que era impossível integrá-lo na cozinha a solução encontrada foi colocá-lo num armário grande no mezanino que serve simultaneamente de arrumação para a roupa.

A Arte de Desenhar uma Casa com 10m²
Interior Design by Staging Factory e Photos By Margarida Silva Photography
Interior Design by Staging Factory e Photos By Margarida Silva Photography

Antes e Depois:

Antes e depois de desenhar uma casa de 10 m2
Antes e depois

Conclusão

Desenhar um espaço micro implica um design de interiores muito bem pensado e executado. Um design que, ao contrário do que se pensa, implica muitas horas de projeto e pesquisa de soluções. Inspirando-se no design de barcos e utilizando soluções multifuncionais, de armazenamento inteligente e iluminação eficiente, é possível criar espaços compactos que são confortáveis, funcionais e esteticamente agradáveis. Com atenção aos detalhes e uma abordagem criativa, qualquer espaço ultracompacto pode tornar-se um pequeno refúgio onde tudo está à mão.

Autoria: Catarina Diniz – Head of Business & Strategy da Staging Factory

Decoração

Como transformar um imóvel comum numa casa de luxo sem gastar muito

Saiba como criar um ambiente mais sofisticado em sua casa.

Decoração

A arte de desenhar uma casa com 10m²

Saiba como aproveitar cada centímetro!

Decoração

Decoração inspirada nas Eras de Taylor Swift

A febre Taylor Swift pode inspirar a decoração de sua casa!

Leia mais

Dicas

10 atividades ao ar livre perfeitas para as férias em família

Ideias originais para animar o seu verão!

Turismo

Proveitos totais do alojamento turístico subiram 12,2% até maio

Nos primeiros cinco meses do ano foram registados 11,3 milhões de hóspedes e 27,7 milhões de dormidas em Portugal.

Decoração

Como transformar um imóvel comum numa casa de luxo sem gastar muito

Saiba como criar um ambiente mais sofisticado em sua casa.

Dinheiro

Preço mediano da habitação sobe 5% no 1.º trimestre para 1.644 euros/m2

Os preços de habitação mais elevados são em Lisboa, em Cascais e Oeiras.