Dicas

4 razões incríveis para se mudar para… Estremoz!

Novembro 6, 2024 · 5:47 pm

Quem procura razões para mudar de casa pode encontrar em Estremoz um destino encantador, com um estilo de vida pacato e raízes profundas na história e cultura do país.

Entre as ruas de calçada e o famoso mármore que a distingue, Estremoz combina herança, cultura e modernidade numa harmonia singular. Com uma nova dinâmica surpreendente, um mercado tradicional animado e a riqueza da gastronomia alentejana, oferece uma experiência autêntica e cheia de vida.

Se os sons, cheiros e sabores perduram, são as pessoas, com o seu acolhimento generoso e genuína identidade, que verdadeiramente cativam todos aqueles que se perdem, e talvez se encontrem, em Estremoz.

Descubra quatro razões para se mudar para esta cidade única e uma curiosidade que torna Estremoz ainda mais especial.

4 Razões irresistíveis para se mudar para… Estremoz






Foto de Filipe Nobre na Unsplash

1. Encanto histórico e arquitetónico

Estremoz é conhecida como a “cidade branca do Alentejo,” um título que deve ao mármore branco das suas pedreiras, usado em edifícios locais e exportado para todo o mundo, mas também ao alvo casario que domina a paisagem. Com mais de oitocentos anos, nesta cidade moraram vários monarcas portugueses, destacando-se o Rei D. Dinis e a Rainha Santa Isabel.

Calcorreando Estremoz, percorrem-se séculos de história preservados em monumentos e vestígios arquitetónicos incríveis como o seu castelo medieval, a Torre de Menagem revestida a mármore, as duplas muralhas que cercam a cidade velha (medieval) e a nova (do período da Restauração). Em cada recanto encontramos parte da herança de Portugal.

2. Qualidade de vida no ritmo do Alentejo

Para quem procura tranquilidade, Estremoz oferece o equilíbrio perfeito. Com uma qualidade de vida baseada na calma, na proximidade à natureza e no ritmo compassado do Alentejo, a cidade de pequena dimensão é um refúgio ideal.

A sua localização estratégica permite acesso rápido a Évora (40 minutos) e a Lisboa (90 minutos), mas está também a Espanha, o que faz de Estremoz um ponto de partida para explorar outras cidades, sem sacrificar a paz de uma vida sem pressas.

Nos últimos anos, o encanto da região tem atraído novos habitantes que trazem uma vibração de modernidade e diversidade ao encanto ancestral de Estremoz.

Os Bonecos de Estremoz: tradição e cultura






Imagem de INFOpaty por Pixabay

3. Cultura, artesanato e património vivo

Os “Bonecos de Estremoz”, feitos de barro, foram reconhecidos pela UNESCO como Património Cultural Imaterial da Humanidade em 2017. São o símbolo maior da cidade e retratam o quotidiano das gentes alentejanas elevando a arte local com as suas cores vibrantes e formas tradicionais.

A herança cultural da região vai muito além desta expressão e reflete-se também na gastronomia alentejana, rica em pratos autênticos como o ensopado de borrego, o cozido de grão, as migas, sempre acompanhados pelos excelentes vinhos da região e pelo incomparável azeite que transformam qualquer refeição numa celebração dos sentidos.

4. Mercado tradicional e festividades vibrantes

O mercado de sábado no Rossio do Marquês de Pombal, uma das maiores praças do país, é um dos mais relevantes do Alentejo, em dimensão e diversidade, além de ser uma experiência imperdível. Aqui, os visitantes encontram de tudo: um verdadeiro festim de produtos regionais, frescos, antiguidades e artesanato.

O concelho de Estremoz é predominantemente rural e das suas hortas, pomares e olivais, vêm os sabores e saberes transmitidos ao longo de gerações. Os legumes, as frutas, os vinhos, os queijos, o azeite, o pão, os enchidos são um regalo para os sentidos. Ao mercado tradicional, junta-se a feira de antiguidades e velharias que atrai visitantes da região e da vizinha Espanha.

Estátua da Rainha Santa Isabel em Estremoz






Imagem de INFOpaty por Pixabay

Sabia que?

Isabel de Aragão, figura icónica da história portuguesa, adorava Estremoz. Passou na cidade longas temporadas e foi aqui que, em 1336, a Rainha Santa faleceu nos seus aposentos do castelo, após uma viagem penosa para tentar evitar uma guerra entre o seu filho, D. Afonso VI, e o seu neto, D. Afonso XI, reis de Portugal e de Castela, respetivamente.

O sacrifício da viagem contribuiu para a paz entre as duas nações e, embora a rainha esteja sepultada no Mosteiro de Santa Clara, em Coimbra, a memória da sua coragem permanece enraizada em Estremoz.

O Castelo de Estremoz, empoleirado numa colina da Serra de Ossa, é hoje uma pousada e tem uma capela dedicada à Rainha Santa Isabel que, reza a lenda, inclui parte dos seus aposentos. Nesta capela podem ler-se agradecimentos vários à Rainha Santa, nomeadamente, pela intervenção divina que em 1808 protegeu Estremoz das pilhagens e massacres das invasões francesas.

Decoração

O duelo do design: decoração ou “home staging” para o apartamento-modelo?

Saiba como criar um apartamento-modelo irresistível!

Dicas

Coisas que são melhores a dois

Do balde de pipocas ao álbum de favoritos, descubra tudo o que se multiplica quando é partilhado!

Decoração

O poder de um sofá: 6 segredos para transformar qualquer espaço

Muito mais do que apenas um lugar para se sentar.

Leia mais

Alojamento Local

Porto aprova entrada em vigor do regulamento do Alojamento Local

Regulamento suspenso há cerca de um ano deve entrar em vigor este mês.

Empresas

Fundo da Tristan vende Edifício Alto das Amoreiras

Mercado de escritórios de Lisboa reforça atratividade com venda de edifício "premium".

Profissionais

Varandas do Moinho: um refúgio elegante às portas de Lisboa

Novo projeto residencial vai nascer em Vialonga.

Créditos

Novo crédito à habitação atinge em outubro máximo de dez anos

Jovens até aos 35 anos representam quase metade dos novos contratos.