Dicas

4 razões fantásticas para se mudar para… Braga!

Fevereiro 3, 2025 · 4:13 pm

Imagine viver numa cidade onde diferentes tempos se encontram: cada pedra conta uma história antiga, mas que, ao virar da esquina, se reinventa em dinamismo e modernidade.

Se nos últimos tempos todos os caminhos parecem ir dar a Braga é porque apesar de ser uma das mais antigas cidades do país parece guardar o elixir da eterna juventude. O ritmo efervescente atrai curiosos e aventureiros que buscam qualidade de vida, cultura e inovação.

Nesta cidade que já foi palco de diferentes impérios e que agora se recria como Capital Portuguesa da Cultura, são inúmeros os motivos para fazer dela a sua nova casa.






Image by rafael_g_fernandes from Pixabay

1. Qualidade de vida a preços competitivos

Braga oferece uma excelente qualidade de vida, combinando serviços modernos com um custo de vida mais acessível do que Lisboa ou Porto.

O preço da habitação, embora em crescimento, continua a ser mais competitivo. Além disso, há boas opções tanto para quem quer viver no centro histórico ou como em zonas mais tranquilas nos arredores. A cidade minhota tem-se afirmado como um dos concelhos mais dinâmicos no mercado imobiliário nacional, com forte investimento em nova promoção residencial.

Em 2024, Braga foi considerada pela Comissão Europeia como uma das 10 cidades europeias com melhor qualidade de vida, destacando-se em diversos aspetos da vida urbana, como emprego, segurança, cuidados de saúde, acesso à habitação e poluição. Segundo os seus residentes satisfeitos, está também entre as melhores cidades para imigrantes, idosos e famílias com crianças.

2. Um centro urbano vibrante

Braga está longe de ser uma bela cidade adormecida. Em 2025, está no centro das atenções como Capital Portuguesa da Cultura, o que implica uma agenda recheada de eventos, espetáculos e manifestações artísticas. Mas mesmo sem este título, a cidade tem uma vida cultural e social muito dinâmica, com festivais, concertos e uma cena gastronómica em crescimento.

Além disso, Braga foi recentemente distinguida pela Comissão Europeia como “Cidade Europeia Mais Inovadora” na 10.ª edição dos Prémios Capital Europeia de Inovação (iCapital). Este reconhecimento, acompanhado de um prémio de 500 mil euros, reforça a aposta na inovação e na criação de soluções urbanas inteligentes para os seus cidadãos.

Cidade minhota: 1. Qualidade de vida a preços competitivos






Foto de Julia Koblitz na Unsplash
4 Razões para se mudar para Braga e uma curiosidade






Foto de Diogo Digital Art no Pexels

3. Equilíbrio perfeito entre história e modernidade

Braga é uma das cidades mais antigas de Portugal. Fundada em 16 A.C., pelos romanos, foi capital da província Galécia e importante centro religioso da Península Ibérica no período romano. No século V, depois da conquista pelos Suevos, foi durante algum tempo capital do reino, numa região que se estendia da Galiza até ao Mondego.

Conta com um património impressionante, como o Santuário do Bom Jesus do Monte (Património Mundial da UNESCO), o Santuário da Nossa Senhora do Sameiro e a Sé de Braga, a mais antiga do país. Mas não se fica pelo passado: é também uma cidade moderna, de olhos postos no futuro, que pulsa com o seu ecossistema tecnológico e universitário.

4. Natureza e lazer a poucos minutos

Se gosta de estar rodeado de natureza, Braga é um paraíso. A cidade tem vários parques e jardins, que convidam ao descanso, e, bem perto, encontra refrescantes praias fluviais e percursos pedestres que impelem à exploração e a desfrutar da vida ao ar livre.

A natureza convida à prática desportiva, aos piqueniques ou apenas a relaxar entre muito mais que cinquenta sombras de verde. A proximidade ao Parque Nacional da Peneda-Gerês é outro motivo de alegria, já que este é um dos destinos mais deslumbrantes do país.

4 Razões para se mudar para Braga e uma curiosidade: Natureza






Imagem de Manuel Araújo from Pixabay
Cidade minhota: 4 razões para mudar de casa






Imagem do site da Câmara Municipal de Braga

Sabia que?

Sabia que Braga é conhecida como a “Roma Portuguesa”? A cidade tem esse título devido à sua herança romana, visível em monumentos como as Termas Romanas do Alto da Cividade, a Fonte do Ídolo, as Ruínas do Balneário e no acervo do Museu D. Diogo de Sousa. Anualmente, o evento Braga Romana  faz a recriação histórica desse período.

Durante o Império Romano, Braga chamava-se Bracara Augusta, em homenagem ao imperador Augusto, e era uma das principais cidades da Península Ibérica. Hoje, ainda se podem ver vestígios dessa época espalhados pela cidade, tornando-a num destino fascinante para os amantes de história.

Braga está no mapa não apenas por causa do seu património histórico. É o património humano que mais apaixona quem chega ao coração do Minho. Os bracarenses são famosos pela sua hospitalidade. Resilientes e orgulhosos das suas raízes, acolhem todos com uma simpatia desarmante.

Com modernidade, qualidade de vida e dinamismo cultural, esta cidade pode ser o próximo grande destino para quem quer mudar de vida.

Dicas

4 razões fantásticas para se mudar para… Braga!

E ainda uma curiosidade…

Habitação

Braga aposta em nova habitação e licencia toda a oferta projetada

O elevado dinamismo do investimento em novos projetos residenciais tem eco no ritmo de licenciamentos.

Habitação

Braga eleita a Cidade Europeia Mais Inovadora ganha prémio de 500 mil euros

Pelo segundo ano consecutivo, Portugal tem uma cidade reconhecida com este prémio.

Leia mais

Habitação

Bruxelas ouve setor para habitação acessível na UE e quer rever ajudas estatais

O comissário europeu da Habitação anunciou o início do diálogo na União Europeia para habitação a preços acessíveis.

Profissionais

Prémio Nacional do Imobiliário 2025: a final dos “Óscares” está a chegar

Conheça os nomeados!

Habitação

Será que mora numa das cidades mais felizes do mundo?

A lista das cidades mais felizes em 2025 já é conhecida e inclui uma cidade portuguesa!

Dinheiro

Comprar casa ficou ainda mais caro em 2024: conheça os números

O retrato do imobiliário em 2024.