Habitação

100 mil vales de eficiência energética podem ser entregues até 2025

Outubro 23, 2023 · 10:07 am
Imagem de Mrsiraphol no Freepik

O programa Vale Eficiência, cuja segunda fase, lançada na sexta-feira, tem uma dotação de 104 milhões de euros, prevê a entrega de 100 mil vales de eficiência energética até 2025 a famílias economicamente vulneráveis.

A medida insere-se nos investimentos cobertos pelo Plano de Recuperação e Resiliência e destina-se a pessoas que vivam em condições de “pobreza energética”.

“O objetivo é que as famílias possam investir na melhoria do conforto térmico da sua habitação, por via da realização de intervenções estruturais e da substituição ou aquisição de equipamentos e soluções energeticamente eficientes”, anunciou o Ministério do Ambiente e da Ação Climática.

Candidaturas a partir de 20 de novembro

As candidaturas podem ser apresentadas através de juntas de freguesia ou diretamente na plataforma do Fundo Ambiental, a partir de 20 de novembro.

Ao contrário do que acontecia até agora, em que cada agregado só podia receber um vale de 1.300 euros (+IVA), podem agora ser atribuídos até três vales por beneficiário, no valor máximo de 3.900 euros, a utilizar em uma ou mais tipologias de intervenção.

Este valor pode ser gasto em janelas eficientes, bombas de calor, isolamento, sistemas solares térmicos, caldeiras e recuperadores a biomassa com elevada eficiência e instalação de painéis solares.

Nesta segunda fase do Programa Vale Eficiência houve ainda um alargamento do universo de beneficiários:



  • Além de quem usufrua da tarifa social de eletricidade, também as famílias em que pelo menos um dos membros do agregado seja beneficiário de prestações sociais mínimas podem candidatar-se;

  • Os arrendatários de imóveis passam, de igual modo, a ser elegíveis ao apoio.


Bolsa de facilitadores apoia candidaturas

Foi constituída uma bolsa de facilitadores para ajudar à submissão de candidaturas de famílias e fornecedores (facilitadores administrativos e facilitadores técnicos), além da simplificação dos procedimentos de aprovação.

Por fim, prevê-se o adiantamento de 20% aos fornecedores com a cativação do(s) vale(s) e acelera-se os prazos de pagamento, tornando estas intervenções mais aliciantes para os fornecedores.

A rede de facilitadores recorre a parcerias com a Rede Nacional de Agências de Energia (RNAE) e com a Associação Nacional de Juntas de Freguesia (ANAFRE), promovendo-se deste modo uma abordagem de proximidade. Pretende-se, deste modo, chegar aos beneficiários, mesmo que estes não saibam que o apoio existe.

Alojamento Local

Lisboa aprova suspensão imediata de novos registos de alojamento local

Proposta do PS foi aprovada por unanimidade.

Habitação

Câmara de Lisboa aprova Carta Municipal de Habitação que prevê investimento de 900ME

Documento vai ser agora submetido à Assembleia Municipal.

Habitação

Gebalis anuncia requalificação de habitações municipais que beneficia 771 moradores

Intervenções nos bairros da Alta de Lisboa Sul, Alto do Lumiar e Boavista representam investimento de 3,4 milhões de euros.

Leia mais

Habitação

Inquilinos não conseguem declarar contratos nas Finanças

Norma aprovada há mais de um ano ainda não foi regulamentada. Inquilinos perdem acesso ao apoio.

Impostos

Proprietários podem pagar última prestação do IMI até final do mês

Os proprietários de imóveis cujo valor de IMI é superior a 500 euros e que não tenham feito o pagamento integral devem fazê-lo até ao final do mês.

Construção

Concursos de obras públicas aceleram 37% até setembro

O diferencial entre concursos públicos promovidos e celebrados foi de 3.971 milhões de euros.

Créditos

Quanto vai baixar a prestação da casa em novembro?

Maiores descidas nas Euribor a 12 meses.