Passeios
10 Lugares deste mundo que parecem de outro planeta
Agosto 14, 2024 · 4:33 pm
Imagem de wirestock no Freepik
O nosso planeta, com os seus 4,5 mil milhões de anos e uma extensão de 510 milhões de quilómetros quadrados, é um verdadeiro prodígio do universo. Mais de 70% da sua superfície é coberta por água. Na vastidão cósmica e da nossa infinita ignorância, a Terra é o único planeta capaz de acolher vida nos moldes em que a conhecemos. Mas é muito mais do que isso.
A nossa Terra é uma galeria de arte natural que esconde sítios que ultrapassam a nossa imaginação: castelos de algodão, vales lunares, cavernas de cristais cintilantes e tantas outras paisagens que parecem saídas de outro mundo, mas são deste! Explore estes 10 lugares deste mundo que parecem de outro planeta.
Foto de Léo Castro na Unsplash
Lugares que parecem de outro planeta
Lençóis Maranhenses, Brasil
Os Lençóis Maranhenses fazem parte do Parque Nacional dos Lençóis, uma área de 156,5 mil hectares, no Maranhão, Brasil. Esta exótica paisagem é composta principalmente por dunas de areia muito branca. Contudo, nos primeiros seis meses do ano, com o período das chuvas, forma-se uma incrível sequência de dunas e lagoas que quase parece criar uma ilusão de ótica.
Foto de Christyn Reyes no Pexels
Lugares que parecem de outro planeta
Wadi Rum, Jordânia
Conhecido como o “Vale da Lua”, Wadi Rum é uma vasta extensão de deserto que parece um postal de outro planeta. Esta reserva natural localizada no sul da Jordânia, com as suas formações rochosas vermelhas e desfiladeiros profundos, já serviu de cenário a inúmeros filmes, muitos deles de ficção científica, como “Perdido em Marte”, “Star Wars”, entre outros.
Lugares que parecem de outro planeta
Salar de Uyuni, Bolívia
No sudoeste da Bolívia, perto da Cordilheira dos Andes, fica o maior deserto de sal do mundo. Este transforma-se num espelho gigante durante a época das chuvas, criando uma ilusão de infinito que parece desafiar as leis da física. Este lugar onde se torna difícil distinguir o céu da terra, parece um planeta duplicado ou um sonho maravilhoso.
Lugares que parecem de outro planeta
Socotra, Iémen
Esta ilha no Mar Arábico é verdadeiramente especial. Atualmente faz parte do território do Iémen e é Património Mundial da UNESCO devido ao seu imenso valor ambiental. Cerca de 40% das espécies aqui existentes são endémicas e não existem em mais nenhum lugar do planeta. Os exóticos dragoeiros parecem saídos de um sonho surrealista e as suas paisagens únicas fazem de Socotra um verdadeiro paraíso extraterrestre na Terra.
Foto de Roger Brown no Pexels
Lugares que parecem de outro planeta
Parque Namib-Naukluft, Namíbia
O Parque Nacional Namib-Naukluft está inserido na maior área de conservação da Namíbia e inclui um dos desertos mais antigos do mundo, o deserto do Namibe. São cerca de 50 mil quilómetros quadrados de dunas infinitas de um tom ocre intenso, devido ao óxido de ferro, mas também salinas e montanhas. A paisagem polvilhada por árvores mortas centenárias é impressionante e de uma beleza que quase não parece real.
javier, CC BY 2.0 , via Wikimedia Commons
Lugares que parecem de outro planeta
Capelas de Mármore, Chile
A Patagónia já é um território de espanto e estas formações rochosas contribuem para o encantamento. No Chile, no Lago General Carrera, o segundo maior da América Latina, existem pequenas ilhas. As Capelas de Mármore são um complexo de túneis e cavernas esculpidas pelas forças da natureza num espetáculo de formas e cores que mais parecem pinturas impressionistas.
Imagem de LoggaWiggler por Pixabay
Lugares que parecem de outro planeta
Pamukkale, Turquia
“Pamukkale” significa “Castelo de Algodão” em turco e é um destino conhecido pelas piscinas termais de travertino, uma rocha calcária, que formam cascatas brancas como a neve. Estas formações, quase etéreas, são um resultado da deposição de carbonato de cálcio ao longo dos séculos. Desde 1988, foi considerada Património da Humanidade pela UNESCO.
Alexander Van Driessche, CC BY 3.0 , via Wikimedia Commons
Lugares que parecem de outro planeta
Cavernas de Cristais, México
A mina de Naica, no México, é conhecida pelos seus cristais de selenite impressionantes. A 300 metros de profundidade, os maiores cristais naturais do planeta só foram descobertos no ano 2000. A formação dos cristais resulta das condições únicas desta gruta criadas pela proximidade com uma câmara de magma. A temperatura pode atingir até 60°C, com uma humidade de 100%, o que dificulta a exploração desta caverna, mas é excelente para os cristais.
Foto de Nuno Antunes na Unsplash
Lugares que parecem de outro planeta
Furnas de São Miguel, Açores
Fumarolas, caldeiras em ebulição, géisers de água a ferver, fontes e nascentes termais, cheiro intenso a enxofre… se fosse o cenário de um filme ninguém estranharia e até diriam haver excesso de efeitos especiais.
Mas são mesmo as Furnas de São Miguel, nos Açores, manifestação da força indomável da Natureza, lugar mágico e encantatório. A Lagoa de Furnas, a uma altitude estimada em 600 metros, completa o cenário deslumbrante.
Foto de Ken Cheung na Unsplash
Lugares que parecem de outro planeta
Lago Hillier, Austrália
Imagine um lago cor-de-rosa rodeado por uma crosta de sal, uma densa floresta verde e ao lado das águas azul-turquesa do oceano. Este lugar existe mesmo na Austrália Ocidental, mas é tão inesperado que parece ter sido imaginado num universo paralelo. O lago Hillier é cerca de 10 vezes mais salgado do que o oceano e a sua cor deve-se, além da salinidade, à presença de uma microalga de nome Dunaliella Salina.