Profissionais

10 ideias para ser um melhor profissional

Abril 30, 2024 · 5:55 pm
Foto de krakenimages na Unsplash

Seja qual for a nossa profissão, ser um profissional de excelência é uma meta que pode ser alcançada com dedicação, trabalho e vontade. Deixamos-lhe dez dicas valiosas para o ajudar a melhorar o seu desempenho.

1. Defina metas:

Estabelecer metas mensuráveis e objetivas para orientar o progresso e manter o foco para as alcançar é importante. As metas são uma orientação e motivação para realizar melhor o seu trabalho, por um lado, e permitem fazer uma avaliação ao fim de determinado período, corrigindo erros e acertando direções.

2. Cultive ferramentas de comunicação:

A comunicação eficaz é uma habilidade fundamental em qualquer ambiente de trabalho e, claro, na vida em geral. Naturalmente, há profissões em que é mais relevante, mas pode ser determinante mesmo naqueles trabalhos em que parece irrelevante.

Aprimore sua capacidade de se expressar claramente, de expor as suas ideias, saiba ouvir atentamente e comunique de forma diplomática com todos os colegas, independentemente da posição hierárquica, clientes e fornecedores.

3. Seja flexível:

Num mundo em constante mudança, a capacidade de se ajustar a novas realidades e de se adaptar facilmente a novas circunstâncias é inestimável. Esteja disponível para aprender e desenvolver novas valências, encare os desafios com otimismo e abrace a mudança como uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional. Ao longo da nossa vida, é expectável e até positivo termos de nos reinventar várias vezes.

4. Aposte sempre na sua formação:

Nunca pare de aprender e de apostar em si. Em qualquer tipo de trabalho, há sempre inovação: mantenha-se atualizado sobre as últimas tendências, tecnologias e práticas na sua área de atuação; participe de cursos de formação, leia, converse com outros profissionais e procure oportunidades para expandir os seus conhecimentos e capacidades. Enriqueça-se sempre com mais conhecimento, mesmo que até nem seja algo diretamente ligado à sua profissão. Um dia, essa habilidade, pode fazer toda a diferença.

5. Demonstre profissionalismo em todas as interações:

Cultive uma imagem profissional em todas as suas interações, desde sua aparência e linguagem corporal até à sua ética profissional e conduta no local de trabalho. O profissionalismo inspira a confiança e o respeito dos colegas, clientes e de todos os que lidam consigo.

Por isso, não guarde o profissionalismo para algumas ocasiões especiais e “vista a camisola” a tempo inteiro.

6. Trabalhe em equipa de forma eficiente:

Colabore com seus colegas de equipa e promova um ambiente profissional saudável. Respeite, reconheça e valorize todas as contribuições individuais. Isso não implica concordar com todas elas, mas ser diplomático nas críticas e promover a participação de todos. Desenvolva habilidades para o trabalho em equipa, como liderança, responsabilização, comunicação e resolução de conflitos. Só assim se alcançam objetivos comuns com o envolvimento de todos.

7. Mantenha um equilíbrio entre vida profissional e pessoal:

Dê prioridade à sua saúde e bem-estar, mantendo um equilíbrio saudável entre vida profissional e pessoal. Profissionais com tempo para atividades recreativas, hobbies e relacionamentos pessoais são mais felizes, criativos e empenhados. Não se esqueça de que o repouso é essencial para recarregar as suas energias e manter um alto nível de desempenho no trabalho.


  1. Seja organizado e faça uma boa gestão do tempo:

Desenvolva capacidades de organização e gestão de tempo para maximizar a produtividade e eficiência. Utilize ferramentas como listas de tarefas, calendários e sistemas de alertas para priorizar tarefas e cumprir prazos. Automatize o possível, estabeleça e defina prazos e programe o seu trabalho.

Uma pausa pode retemperar a concentração, mas não desperdice tempo com conversas paralelas, “espreitadelas” às redes sociais ou cafés infindáveis. Tenha um dia organizado e vai ganhar horas de vida!

9. Assuma responsabilidades:

Seja responsável pelo seu trabalho, assuma as suas ações e resultados, responda por sucessos e fracassos. Aprenda com os seus erros, ajuste a direção conforme necessário e persista na busca da excelência, mesmo perante dificuldades e desafios.

Os seus superiores hierárquicos só atribuirão mais responsabilidades a quem for capaz de as assumir e isso implica reconhecer erros e partilhar conquistas. Se, por outro lado, trabalha por conta própria, é necessário fazer esta autoavaliação para crescer e melhorar.

10. Defenda as suas ideias

Defenda as suas ideias, acredite nas suas propostas e faça valer os seus direitos. Se quer ser mais valorizado e estiver inseguro, pratique antecipadamente como defender e enriquecer as suas ideias.

Aceite críticas construtivas e pequenas derrotas com elegância, mas não se deixe amesquinhar ou que ignorem os seus direitos. Seja corajoso e esteja disposto a sair da sua zona de conforto, a enfrentar desafios e a procurar novas maneiras de crescer e evoluir profissionalmente.

O sucesso não acontece da noite para o dia, é fruto de muita dedicação, perseverança e do compromisso com o crescimento: ser um profissional de excelência dá muito trabalho!

Leia mais

Vender Casa

Mansão de “Sozinho em casa” está à venda

Espreite as imagens da icónica casa imortalizada no cinema!

Investimento

Preços dos imóveis comerciais aumentam 5,5% em 2023

Diferencial entre o Índice de Preços da Habitação e o Índice de Preços das Propriedades Comerciais diminuiu.

Créditos

Avaliação bancária das casas aumenta para 1.580 euros/m2

Em abril, o valor médio na habitação cresceu 7% em termos homólogos.

Investimento

Investidos 226 milhões em imobiliário comercial na AM do Porto

O retalho representa 41% do investimento em imobiliário comercial no Grande Porto, entre o início de 2023 e abril deste ano.