Dicas

10 erros a não cometer com visitas em casa

Dezembro 22, 2023 · 11:57 am
Imagem de Freepik

Receber visitas em casa é uma arte, uma dança delicada entre intimidade e hospitalidade, entre partilha e reserva. Na altura das festas, apesar da alegria e da celebração, pode haver situações mais sensíveis na gestão das visitas que recebemos, sobretudo se implicar pernoitarem em nossa casa.

Assim, como em qualquer coreografia, há passos a evitar para não pisar o seu par. Conheça quais os erros que não deve cometer ao abrir as portas de sua casa e descubra como ser um excelente anfitrião.


  1. Desaparecer sem aviso

Receber alguém em casa e depois desaparecer sem deixar rasto é tão desconcertante como um truque de ilusionismo. Quando recebe visitas é o momento de brilhar, mostrar a sua casa e partilhar momentos agradáveis.

Opte por refeições que permitam a sua participação ativa na conversa, cozinhando-as com antecedência, ou envolva os convidados nos preparativos, não os deixando sozinhos.

2. Ignorar preferências alimentares:

Planeie a ementa, ajuste-se às preferências alimentares dos convidados, e, acima de tudo, evite surpresas desagradáveis no prato. Não é fácil agradar a gregos e troianos, mas tente oferecer alternativas.

Esquecer-se das preferências, intolerâncias ou restrições dietéticas dos convidados é uma falha a evitar. Garanta que há opções para todos, quer seja o primo vegan ou o tio apreciador inveterado de carne. Seja generoso com as quantidades.

Se as visitas vão ficar a dormir em sua casa, saiba de antemão quais os seus hábitos alimentares ao pequeno-almoço para estar preparado para os receber bem.

10 erros que não deve cometer com visitas em casa
Imagem de Freepik

3. Negligenciar o ambiente

 

A sua casa deve ser um espaço acolhedor, não uma câmara de tortura. Evite iluminação demasiado brilhante, temperaturas extremas ou músicas de que mais ninguém gosta.

Não seja o ditador do comando da televisão, ofereça bebidas, crie um ambiente agradável e convidativo. Lembre-se de que ser o anfitrião não é uma variante do jogo “O Rei Manda”, mas antes da arte de saber ceder sem o dar a entender.

4. Ser antipático

A hospitalidade começa com um sorriso sincero. Claro que todos temos as nossas particularidades e, até, manias. Os nossos convidados também!

Quando estamos a receber pessoas em casa, devemos ter paciência redobrada. Claro que algumas visitas abusam do seu estatuto e também parecem esquecer as boas maneiras. Nesse caso, use toda a sua diplomacia e conduza a situação com classe, sem perder as estribeiras.

Seja caloroso, mostre interesse genuíno nas conversas e evite questões demasiado invasivas.

10 erros que não deve cometer com visitas em casa
Imagem de Freepik

5. Negligenciar a limpeza

Uma casa imaculada não é uma obrigação, mas ninguém quer tropeçar em brinquedos, sentir-se desconfortável numa mesa peganhenta ou numa casa-de-banho suja.  Mantenha o espaço arrumado e limpo para que os seus convidados se sintam bem recebidos.

6. Não preparar o espaço para acolher

Dê ao seu convidado um bom quarto, com todas as comodidades, mesmo que para isso tenha de abdicar de algumas. A cama deve estar feita de lavado e deve deixar toalhas limpas à disposição para que a visita possa descansar ou tomar um banho quando chegar. Ofereça produtos de higiene para o caso de se terem esquecido

Deixe uma gaveta livre e algum espaço vazio no armário para que possa arrumar as suas roupas e pertences.

Preparar para bem receber: quarto lavado com toalhas
Foto de Ercan Şenkaya no Pexels

7. Excesso de formalidade

Não há necessidade de criar um ambiente excessivamente formal, mesmo se não conhece bem os seus convidados. A descontração é a chave para um encontro bem-sucedido!

Deixe que todos se sintam à vontade para serem eles mesmos. Contudo, se não existe proximidade, não force uma intimidade e respeite o espaço e a privacidade dos seus convidados.

8. Não "apresentar" a casa

Todas as casas têm as suas particularidades: duches demasiado modernos, torneiras de água invertidas, interruptores escondidos, um armário com papel higiénico num local improvável…

Apresente a casa e todas as suas peculiaridades às visitas para evitar situações embaraçosas e deixá-las absolutamente à vontade.

Outro momento importante é mostrar o frigorífico, armários e despensa para que os convidados se sintam à vontade para beber ou petiscarem se tiverem fome, por exemplo, durante a noite.

10 erros que não deve cometer com visitas em casa: mostrar o lugar das coisas como papel higiénico
Foto de Vlada Karpovich: no Pexels

9. Programar tudo

Caso a estadia das suas visitas seja prolongada e estas venham conhecer a cidade ou o país, garanta que se sentem em casa. Disponibilize uma cópia das chaves, para lhes permitir autonomia.

Sugira alguns pontos de interesse e programas imperdíveis, disponibilize-se para as acompanhar, mas não seja demasiado impositivo. Dê espaço aos convidados, ofereça um mapa local e não os atulhe em atividades sem ter a certeza de que são do interesse deles.

10. Esquecer-se da privacidade dos convidados

Por vezes é difícil, porque nos encontramos em nossa casa, mas é imperativo respeitar a privacidade e espaço dos nossos convidados. Quando cedemos um quarto a visitas é como se, provisoriamente, este deixasse de nos pertencer. Ou seja, se tiver de ir buscar lençóis ao roupeiro dessa divisão ou arrumar alguma coisa, não se esqueça de pedir licença antes de entrar.
Naturalmente, nunca deve mexer em nenhum pertence do hóspede, mesmo que pense ser para ajudar. Caso a estadia seja prolongada, pode combinar de antemão como tratar da roupa suja, da limpeza e outras questões de ordem prática.

Decoração

A arte de desenhar uma casa com 10m²

Saiba como aproveitar cada centímetro!

Dicas

10 coisas que tem de fazer em Portugal pelo menos uma vez na vida

O que acha que define os portugueses?

Decoração

Decoração inspirada nas Eras de Taylor Swift

A febre Taylor Swift pode inspirar a decoração de sua casa!

Leia mais

Créditos

Reembolsos antecipados e renegociações disparam em 2023

As renegociações no crédito à habitação resultantes de alterações contratuais subiram 271,6%, avança o Banco de Portugal.

Habitação

Regulamentação da garantia pública aprovada até setembro

Apoio à concessão de crédito a jovens até aos 35 anos tem de ser regulamentada nos próximos 60 dias.

Dinheiro

Diminuíram as transações de alojamentos no arranque do ano

Apesar da diminuição nas transações de alojamentos, o Índice de Preços da Habitação registou um crescimento de 7%.

Habitação

Senhorios com dificuldades para pedir compensação por rendas antigas

Candidaturas estão abertas desde o início do mês mas têm registado diversos constrangimentos.