1.ª Convenção APEMIP/Imocionate reúne mais de 700 profissionais

Julho 5, 2023 · 12:24 pm

A 1.ª Convenção APEMIP/Imocionate teve lugar no dia 4 de julho, no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém, reunindo mais de 700 profissionais, entre agentes, mediadores e consultores, num evento dedicado ao futuro da mediação imobiliária.

O futuro da mediação

As temáticas fulcrais para o setor estiveram em debate, com grande enfoque na transformação gerada pelos novos recursos tecnológicos na mediação imobiliária. A Zome, como salientou o seu CTO Carlos Santos, foi responsável, em 2022, pela primeira escritura pública de venda em criptoativos: a transação de um imóvel em Braga foi pioneira na Europa com transferência de um ativo digital para um ativo físico, sem conversão antecipada para euros.

A possibilidade de efetuar transações de forma automática, utilizando blockchain, pagando com NFT (ativos digitais) já são uma realidade hoje, contudo, como esclareceu o CEO da Flexty, Diogo Dantas da Cunha, “a inovação demora”. As tecnologias de futuro nem sempre têm “impacto imediato no quotidiano das pessoas”, esclarece, já que a regulamentação tende a não acompanhar o ritmo da evolução.

Rui Barbosa, CEO da Devscope, empresa responsável pelo Casa Yes, destacou que o novo portal imobiliário é o primeiro a integrar a inteligência artificial (IA) na pesquisa de imóveis. Esta inovação foi alcançada através do desenvolvimento de um plugin para o ChatGPT, permitindo uma procura mais rápida e direcionada às necessidades dos utilizadores.

Por outro lado, sublinhou, a inteligência artificial não faz mais do que transformar em informação os dados que são fruto do trabalho dos profissionais do imobiliário: “o setor imobiliário tem de valorizar os dados, esses valem milhões.”

Chat GPT e agora?

A inteligência artificial foi tema recorrente das intervenções e central na participação de Cyndee Haydon, profissional com mais de vinte anos de experiência e sucesso no ramo imobiliário. Convidada a partilhar a sua experiência com o ChatGPT considera que esta tecnologia melhora a experiência do cliente, otimiza as operações e impulsiona o negócio. “Esta é uma mudança de que todos queremos fazer parte”, afirmou. “A tecnologia é uma ferramenta, mas quantos de nós podemos ter uma ferramenta que fortalece relações?”, questionou, acrescentando que a IA não pretende substituir os seres humanos, tem de ser gerida por eles. Mas aumenta a produtividade e qualidade de trabalho dos profissionais.

No mesmo sentido, a necessidade de excelência, inovação e, sobretudo, de antecipação foi definida por Tiago Forjaz (Chief Dream Officer de uma Consultora Estratégica de Talento) como as peças-chave para o sucesso de uma organização.

Habitação e sustentabilidade

No painel dedicado à “Habitação, Sustentabilidade e Finanças – Como articular?” discutiram-se estratégias para cumprir as novas exigências de edificação sustentável.

Segundo o investigador Manuel Collares Pereira, o setor imobiliário é responsável por mais de 40% das emissões de CO2, sendo 11% destes provenientes da construção civil (só o cimento produz quase 8% das emissões) e 33% do funcionamento de edifícios. Por isso, importa não apenas considerar as questões relacionadas com a eficiência energética, mas pensar também no uso de materiais de construção mais orgânicos.

A vereadora da Habitação da Câmara Municipal de Lisboa, Filipa Roseta, destacou o acordo de 800 milhões de euros estabelecido com o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, dos quais 300 milhões de euros proveem do orçamento municipal, para no prazo de dez anos “renovar e construir com eficiência energética”.

O Presidente da Câmara do Funchal, Pedro Calado, sublinhou o esforço financeiro feito pela autarquia a renovar dois bairros de habitação social cumprindo as regras definidas pela União Europeia que, considerou, pretende “impor legislativamente” medidas difíceis de implementar.

Roberto Colomer, Diretor Geral da UCI, realçou o interesse dos mediadores imobiliários em integrarem as preocupações com a sustentabilidade como elementos do seu trabalho.

Ministra da Habitação encerra os trabalhos

A Ministra da Habitação, Marina Gonçalves, encerrou os trabalhos da convenção, destacando a importância do “trabalho conjunto” desenvolvido, nos meses de debate sobre o pacote legislativo “Mais Habitação”. “Não estamos em polos opostos”, afirmou a Ministra, sublinhando “a vontade de continuar a discutir o setor” com o intuito de melhorar as respostas aos cidadãos.

Impostos

Qual o preço por metro quadrado para efeitos de IMI em 2025?

O preço por metro quadrado de construção é um dos elementos que integra a fórmula de cálculo que determina o valor patrimonial tributário.

Habitação

Óbidos reforça oferta habitacional com 50 novas casas

Investimento de 4,9 milhões de euros na construção e reabilitação de casas vai permitir instalar 156 pessoas.

Habitação

Casas baratas até 100 mil euros

Encontre as melhores oportunidades dentro do seu orçamento!

Leia mais

Impostos

Qual o preço por metro quadrado para efeitos de IMI em 2025?

O preço por metro quadrado de construção é um dos elementos que integra a fórmula de cálculo que determina o valor patrimonial tributário.

Habitação

Óbidos reforça oferta habitacional com 50 novas casas

Investimento de 4,9 milhões de euros na construção e reabilitação de casas vai permitir instalar 156 pessoas.

Habitação

Casas baratas até 100 mil euros

Encontre as melhores oportunidades dentro do seu orçamento!

Construção

VIC Properties avança com projeto turístico em Grândola

Projeto Pinheirinho está avaliado em 1,7 mil milhões de euros.